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Samanta Luchini

Desenvolvimento Humano

Mestre em Administração com Foco em Gestão e Inovação Organizacional e Especialista em Gestão de Pessoas pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS.
Psicóloga pela Universidade Metodista de São Paulo.
Executive & Life Coach em nível Sênior, com formação internacional pelo ICI (Integrated Coaching Institute) em curso credenciado pela ICF (International Coach Federation).
Professora convidada dos programas de pós-graduação da FGV/Strong, Universidade Metodista e Senac, dos programas de MBA da Universidade São Marcos e Unimonte, e dos cursos FGV/Cademp, para a área de Gestão de Pessoas. Professora conteudista do Centro Universitário da Fundação de Ensino Octávio Bastos – UNIFEOB.
Atua há mais de 19 anos com Gestão de Pessoas em diversas empresas e segmentos, dentre elas Wickbold, Bridgestone, Bombril, Solar Coca-Cola, Porto Seguro, Grupo M. Dias Branco, Prensas Schuler, Arteb, Grupo Mardel, Tegma, Pertech, Sherwin-Williams, Grupo Contax, Grupo Libra, Grupo Sigla, Unilever, Engecorps, Nitro Química, Grupo Byogene, Netfarma, NTN do Brasil e Toyota.
Em sua trajetória profissional e acadêmica, já desenvolveu mais de 17.500 pessoas, com uma média de avaliação superior a nota 9,0 em todos seus treinamentos.
Palestrante, consultora de empresas e autora de diversos artigos acadêmicos publicados em congressos e revistas.
Colunista da revista Manufatura em Foco – www.manufaturaemfoco.com.br


41 artigos publicados
Membro desde 14/06/2017


Artigos

  1. Thumb_pensamento

    Pensamento Crítico: você pensa sobre a sua forma de pensar?

    O pensamento crítico consiste em analisar e avaliar a consistência do próprio raciocínio, em especial as afirmações que nos são apresentadas como verdadeiras.

  2. Thumb_alvo

    Ajustar o foco é a chave para os seus resultados

    Foco não é apenas a capacidade de manter a atenção numa tarefa. Trata-se também da capacidade de gerenciar as distrações e dizer não àquilo que não se relaciona com a sua prioridade.

  3. Thumb_comunica__o

    É preciso saber pedir

    Saber pedir é tão importante quanto ser atendido. Quando fazemos um pedido de forma generalizada, reduzimos consideravelmente as chances do outro nos atender.

  4. Thumb_home_office700450

    A etiqueta do trabalho on-line

    Saber administrar os desafios inerentes ao trabalho remoto ele pode ser uma grande vantagem para seus resultados e sua imagem. Seu comportamento é um grande diferencial em qualquer ambiente.

  5. Thumb_emo__es

    Qual é o ganho escondido numa emoção desconfortável?

    Toda emoção desconfortável traz em si uma grande oportunidade de crescimento. Mas só encontra esse ganho quem está disposto a atravessá-la.

  6. Thumb_zona-conforto

    Repense sua ideia sobre zona de conforto

    A famosa zona de conforto reúne tudo aquilo que a gente sabe fazer bem, com domínio, com familiaridade, sem esforço, de forma literalmente confortável. Por isso ela também poder ser reconhecida como a nossa zona de excelência e maestria.

  7. Liderança em momentos de crise e incerteza

    Assumir uma nova posição como líder e adotar comportamentos efetivos pode trazer o apoio de que tanto as pessoas precisam num momento de crise e incerteza.

  8. Em momentos de adversidade, dê à sua mente o que ela precisa

    Ajudar a mente a trabalhar a nosso seu favor é a chave para obter resultados positivos, aumentar o nível de resiliência e sair mais forte das adversidades. Isso inclui a adoção de novos padrões mentais e a capacidade de adaptar nossos comportamentos a eles.

  9. Sou bom o bastante? Cuidado com a Síndrome do Impostor

    A Síndrome do Impostor se estabelece quando a pessoa não consegue reconhecer, validar e internalizar os frutos da sua própria capacidade, quando se valoriza mais a sorte do que o próprio esforço. É um padrão de comportamento que nos aprisiona numa mentalidade de cobrança excessiva e que traz um constante sentimento de inadequação e ansiedade.

  10. O desafio de ser autêntico

    Ser autêntico é algo que dá bastante trabalho. Significa travar uma batalha diária para manter vigentes seus princípios, crenças e valores mais importantes. Independente do ambiente, da situação, de quem está ao seu redor, dos ganhos ou das perdas.

  11. Retoque Seu Verniz

    O comportamento é como uma camada de verniz, que tem a função de proteger nossos conhecimentos e competências, garantir a qualidade e a sustentabilidade dos nossos resultados e trazer um refinamento da nossa imagem e reputação. Por isso, de tempos em tempos, ele precisa de cuidados e retoques.

  12. Para-brisa e Retrovisor: Uma reflexão sobre feedback e feedfoward

    Olhar para o passado nos traz o aprendizado e a consciência necessária para o processo de mudança. Olhar para o futuro, nos traz a motivação e o engajamento na escolha das ações mais assertivas. Por isso, é imprescindível trabalhar com feedback e com feedfoward.

  13. Pense um minuto: é emoção ou sentimento?

    Não há dúvida de que emoções e sentimentos desempenham um importante papel no nosso comportamento social, na formação dos nossos julgamentos e na elaboração de nossas decisões. Mas será que emoção e sentimento são a mesma coisa? O que você acha? Que termo você costuma utilizar quando fala sobre si mesmo?

  14. Errar é humano. Ainda bem!

    Os erros fazem parte da existência humana e podem trazer valiosas oportunidades de aprendizado e desenvolvimento, desde que sejam reconhecidos e recebam a tratativa adequada.

  15. FOMO ou JOMO: Qual a sua relação com o mundo digital?

    É cada vez maior o tempo que as pessoas se mantem conectadas e cada vez mais preocupante o tipo de relação que elas estabelecem com seus smartphones. Problemas que nunca tínhamos enfrentado começam a aparecer devido à uma mentalidade de que é preciso participar de tudo o que acontece nas redes, pois o dilúvio informacional que vivemos hoje pode nos impedir de ver aquilo que é óbvio ou importante. Já uma mentalidade mais equilibrada entre estar on-line e estar off-line pode nos levar a uma vida mais leve, mais satisfatória e mais real.

  16. Essencial, Importante ou Interessante?

    Ter clareza sobre o que é essencial, importante e interessante pode abrir caminhos para uma experiência de maior produtividade, organização e um melhor uso do seu tempo.

  17. Aprendizagem: Uma vida dinâmica pede sistemas dinâmicos

    Foi-se o tempo em que a aprendizagem se dava apenas pela recepção de um “pacote-padrão” de conteúdo, visto como importante ou imprescindível para a execução de alguma tarefa. As pessoas aprendem mais quando participam ativamente do processo de aprendizagem e quando o conteúdo é formulado levando-se em consideração quem vai aprender, o que precisa ser aprendido e em que ambiente as novas habilidades precisarão ser executadas.

  18. Qual é o seu tipo de foco?

    Todos nós temos dois tipos de foco. O foco proativo, que faz com que concentremos nosso tempo e energia nas situações que podemos alterar ou influenciar de alguma forma. E o foco reativo, que coloca nosso tempo e energia em favor das situações que não podemos controlar, gerando apenas preocupação. O tipo de foco é o que diferencia as pessoas proativas e empoderadas das pessoas reativas e reclamonas.

  19. Proteja-se da Procrastinação

    À primeira vista, a procrastinação parece ser vantajosa, pois ela evita que você esteja diante de tarefas chatas, longas, difíceis ou desagradáveis. Mas, logo em seguida ela mostra sua verdadeira face e essa falsa sensação de alívio pode se transformar em ansiedade, arrependimento e incapacidade.

  20. Neuroplasticidade: A Ginástica Cerebral

    O cérebro humano é um órgão dinâmico e adaptativo. Quando aprendemos coisas novas, as conexões cerebrais se multiplicam e ficam mais fortes. Isso significa que que quanto mais usamos nosso cérebro, mais ele se fortalece e se desenvolve.

  21. As competências são como músculos

    Nossos músculos mantem nosso corpo de pé para que possamos viver. E nossas competências nos mantem de pé para enfrenarmos os diversos desafios do dia-a-dia. Se é possível treinar os músculos para que eles fiquem mais fortes, a mesma regra se aplica às nossas competências.

  22. O Seu Mindset é Fixo ou de Crescimento?

    Nosso modelo de pensamento pode nos conduzir a acontecimentos favoráveis ou não. A opinião que adotamos de nós mesmos afeta profundamente a forma pela qual levamos nossa vida e atingimos nossos resultados. Substituir o mindset fixo pelo mindset de crescimento é uma excelente estratégia para lidar melhor com os desafios da vida cotidiana e atingir nossos objetivos.

  23. Em 2019 faça o seu bem-estar

    Para atingir ou oferecer o melhor, é preciso estar no seu melhor. Atingir um nível mais elevado de bem-estar é uma estratégia mais que assertiva para que se possa atingir objetivos e experimentar uma vida de mais plenitude e fluidez. Para tanto o conceito de autocuidado extremo e a prática diária de exercícios específicos pode fazer toda a diferença.

  24. As Capacidades Humanas

    O ser humano é dotado de 3 tipos de capacidades: as capacidades requisitadas, as capacidades existentes e as capacidades acessadas. E é esse conjunto de capacidades, bem como a interação entre elas, que nos garante uma atuação assertiva, especialmente nos momentos de adversidade.

  25. Thumb_mundo_vuca

    Liderar no Mundo VUCA

    O mundo de hoje é marcado por transformações cada vez mais velozes e desafiadoras. Ele traz em si as dimensões da volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade, que exigem de nós uma adaptação de nossas convicções e competências. Liderar as pessoas efetivamente nesse contexto é um grande diferencial.

  26. Thumb_encorajar_-_wikihow

    Encorajar é trabalho para líderes

    A tarefa de encorajar as pessoas também faz parte as atribuições do líder, especialmente no ambiente turbulento, instável e incerto em que vivemos hoje. Por isso é fundamental encontrar estratégias que sejam efetivas para o atingimento desse objetivo.

  27. Thumb_sigmund_freud_qual_a_sua_responsabilidade_na_desordem_d_lqylvye

    Não dê espaço à vitimização

    Fazer papel de vítima é uma estratégia frequentemente utilizada pelas pessoas que acreditam nunca terem a condição suficiente para desempenhar seus papéis e que sentem-se constantemente desfavorecidas pelos acontecimentos do cotidiano. A vítima precisa reclamar, se lamentar e encontrar culpados para justificar sua falta de ação e seus próprios fracassos. O processo de vitimização uma espécie de autossabotagem, que pode afastar as pessoas do nosso convívio.

  28. Você joga Ping-pong ou Frescobol?

    O processo de comunicação pode ser comparado com um jogo, no qual a informação passa de uma pessoa para a outra, produzindo o diálogo e a troca de ideias entre os jogadores. Mas, dependendo do jogo que decidimos jogar e das regras que escolhemos seguir, o resultado da comunicação pode ficar comprometido.

  29. Thumb_armadilha_-_stevendepolo

    A Armadilha do Bom Senso

    Bom senso é uma expressão muito presente no cotidiano, mas ao mesmo tempo muito difícil de se definir porque cada pessoa tem o seu e ele geralmente está correto. É preciso estar consciente de algumas questões antes de pedir e oferecer uma atitude de bom senso.

  30. Thumb_autosabotagem-696x550

    Sua mente está a favor ou contra você?

    Nossa mente pode ser nossa maior aliada e, com o mesmo potencial, ela pode ser nossa pior inimiga. Isso acontece pela atuação de sabotadores, que que trabalham contra aquilo que é melhor para nós. Conhecer o modo de ação desses sabotadores é o primeiro passo para enfraquecê-los e com isso, de ter acesso à nossa melhor versão.