Foto_samanta

Samanta Luchini

Desenvolvimento Humano

Mestre em Administração com Foco em Gestão e Inovação Organizacional e Especialista em Gestão de Pessoas pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS. Psicóloga pela Universidade Metodista de São Paulo. Executive & Life Coach em nível Sênior, com formação internacional pelo ICI (Integrated Coaching Institute) em curso credenciado pela ICF (International Coach Federation). Professora convidada dos programas de pós-graduação da FGV/Strong, Universidade Metodista e Senac, dos programas de MBA da Universidade São Marcos e Unimonte, e dos cursos FGV/Cademp, para a área de Gestão de Pessoas. Professora conteudista do Centro Universitário da Fundação de Ensino Octávio Bastos – UNIFEOB. Atua há mais de 19 anos com Gestão de Pessoas em diversas empresas e segmentos, dentre elas Wickbold, Bridgestone, Bombril, Solar Coca-Cola, Porto Seguro, Grupo M. Dias Branco, Prensas Schuler, Arteb, Grupo Mardel, Tegma, Pertech, Sherwin-Williams, Grupo Contax, Grupo Libra, Grupo Sigla, Unilever, Engecorps, Nitro Química, Grupo Byogene, Netfarma, NTN do Brasil e Toyota. Em sua trajetória profissional e acadêmica, já desenvolveu mais de 17.500 pessoas, com uma média de avaliação superior a nota 9,0 em todos seus treinamentos. Palestrante, consultora de empresas e autora de diversos artigos acadêmicos publicados em congressos e revistas. Colunista da revista Manufatura em Foco – www.manufaturaemfoco.com.br


24 artigos publicados
Membro desde 14/06/2017


Artigos

  1. Qual é o seu tipo de foco?

    Todos nós temos dois tipos de foco. O foco proativo, que faz com que concentremos nosso tempo e energia nas situações que podemos alterar ou influenciar de alguma forma. E o foco reativo, que coloca nosso tempo e energia em favor das situações que não podemos controlar, gerando apenas preocupação. O tipo de foco é o que diferencia as pessoas proativas e empoderadas das pessoas reativas e reclamonas.

  2. Proteja-se da Procrastinação

    À primeira vista, a procrastinação parece ser vantajosa, pois ela evita que você esteja diante de tarefas chatas, longas, difíceis ou desagradáveis. Mas, logo em seguida ela mostra sua verdadeira face e essa falsa sensação de alívio pode se transformar em ansiedade, arrependimento e incapacidade.

  3. Neuroplasticidade: A Ginástica Cerebral

    O cérebro humano é um órgão dinâmico e adaptativo. Quando aprendemos coisas novas, as conexões cerebrais se multiplicam e ficam mais fortes. Isso significa que que quanto mais usamos nosso cérebro, mais ele se fortalece e se desenvolve.

  4. As competências são como músculos

    Nossos músculos mantem nosso corpo de pé para que possamos viver. E nossas competências nos mantem de pé para enfrenarmos os diversos desafios do dia-a-dia. Se é possível treinar os músculos para que eles fiquem mais fortes, a mesma regra se aplica às nossas competências.

  5. O Seu Mindset é Fixo ou de Crescimento?

    Nosso modelo de pensamento pode nos conduzir a acontecimentos favoráveis ou não. A opinião que adotamos de nós mesmos afeta profundamente a forma pela qual levamos nossa vida e atingimos nossos resultados. Substituir o mindset fixo pelo mindset de crescimento é uma excelente estratégia para lidar melhor com os desafios da vida cotidiana e atingir nossos objetivos.

  6. Em 2019 faça o seu bem-estar

    Para atingir ou oferecer o melhor, é preciso estar no seu melhor. Atingir um nível mais elevado de bem-estar é uma estratégia mais que assertiva para que se possa atingir objetivos e experimentar uma vida de mais plenitude e fluidez. Para tanto o conceito de autocuidado extremo e a prática diária de exercícios específicos pode fazer toda a diferença.

  7. As Capacidades Humanas

    O ser humano é dotado de 3 tipos de capacidades: as capacidades requisitadas, as capacidades existentes e as capacidades acessadas. E é esse conjunto de capacidades, bem como a interação entre elas, que nos garante uma atuação assertiva, especialmente nos momentos de adversidade.

  8. Thumb_mundo_vuca

    Liderar no Mundo VUCA

    O mundo de hoje é marcado por transformações cada vez mais velozes e desafiadoras. Ele traz em si as dimensões da volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade, que exigem de nós uma adaptação de nossas convicções e competências. Liderar as pessoas efetivamente nesse contexto é um grande diferencial.

  9. Thumb_encorajar_-_wikihow

    Encorajar é trabalho para líderes

    A tarefa de encorajar as pessoas também faz parte as atribuições do líder, especialmente no ambiente turbulento, instável e incerto em que vivemos hoje. Por isso é fundamental encontrar estratégias que sejam efetivas para o atingimento desse objetivo.

  10. Thumb_sigmund_freud_qual_a_sua_responsabilidade_na_desordem_d_lqylvye

    Não dê espaço à vitimização

    Fazer papel de vítima é uma estratégia frequentemente utilizada pelas pessoas que acreditam nunca terem a condição suficiente para desempenhar seus papéis e que sentem-se constantemente desfavorecidas pelos acontecimentos do cotidiano. A vítima precisa reclamar, se lamentar e encontrar culpados para justificar sua falta de ação e seus próprios fracassos. O processo de vitimização uma espécie de autossabotagem, que pode afastar as pessoas do nosso convívio.

  11. Você joga Ping-pong ou Frescobol?

    O processo de comunicação pode ser comparado com um jogo, no qual a informação passa de uma pessoa para a outra, produzindo o diálogo e a troca de ideias entre os jogadores. Mas, dependendo do jogo que decidimos jogar e das regras que escolhemos seguir, o resultado da comunicação pode ficar comprometido.

  12. Thumb_armadilha_-_stevendepolo

    A Armadilha do Bom Senso

    Bom senso é uma expressão muito presente no cotidiano, mas ao mesmo tempo muito difícil de se definir porque cada pessoa tem o seu e ele geralmente está correto. É preciso estar consciente de algumas questões antes de pedir e oferecer uma atitude de bom senso.

  13. Thumb_autosabotagem-696x550

    Sua mente está a favor ou contra você?

    Nossa mente pode ser nossa maior aliada e, com o mesmo potencial, ela pode ser nossa pior inimiga. Isso acontece pela atuação de sabotadores, que que trabalham contra aquilo que é melhor para nós. Conhecer o modo de ação desses sabotadores é o primeiro passo para enfraquecê-los e com isso, de ter acesso à nossa melhor versão.

  14. Peça Explicação de Nota Alta

    Pedir explicação das notas baixas e dos resultados insatisfatórios faz todo sentido, mas nem sempre produz o nível de consciência suficiente para o aprendizado e para o desenvolvimento. Já o hábito de pedir explicação das notas altas faz com que as pessoas tenham real consciência de suas ações mais efetivas e cheguem à formula do sucesso. Com isso, podem desempenhar mais facilmente o papel de protagonistas do próprio desenvolvimento.

  15. O Efeito Pigmaleão e o Poder das Expectativas

    Nossas exepctativas tem o poder de influenciar positiva ou negativmente a realidade. Quanto maiores as expectativas que se tem em relação a uma pessoa, melhor é o seu desempenho. Ou seja, as pessoas se transformam na imagem que temos delas.

  16. Uma Questão de Reputação

    De que adianta um belo currículo se a reputação o coloca em cheque? O que as pessoas dizem ou pensam ao nosso respeito tem tanta importância quanto as nossas competências, quando se trata da sua posição profissional.

  17. Thumb_cren_as_impulsionadoras

    Liderança é um Conjunto de Crenças Impulsionadoras

    Porque, mesmo diante de tantos conhecimentos, ferramentas e técnicas comprovadamente eficazes, alguns gestores não conseguem criar uma relação de confiança com suas equipes e nem tampouco extrair delas os resultados esperados? A resposta pode estar no conjunto de crenças que cada líder carrega.

  18. Thumb_vencer-crencas-limitantes

    A Dinâmica das Crenças

    Nossa maneira de pensar determina os comportamentos que mostraremos ao mundo externo e, consequentemente, os resultados que alcançamos. Crenças impulsionadoras em geral empurram a vida para a frente e trazem resultados positivos. Já as crenças limitadoras, podem deixar sua vida estagnada e comprometer seus resultados. Compreender a dinâmica das crenças e a sua influência é o primeiro passo para o processo de mudança e desenvolvimento.

  19. Thumb_lider-coach_250x150

    A Tríplice Liderança

    Para se exercer uma liderança de qualidade, num mundo cada vez mais complexo, é preciso desempenhar três papeis essenciais: o de gestor, o de educador e o de coach. Transitar adequadamente entre esses três papeis mediante as necessidades da equipe é um desafio para todos os líderes.

  20. Thumb_lideran_a-vision_ria_250x150

    Alguns Equívocos da Liderança - Parte 2

    Refeltir sobre algumas crenças limitadoras acerca da liderança é fundamental para alcançar melhores resultados em termos de aprendizagem e desenvolvimento. Ressignificar algumas percepções é o primeiro passo para se tornar um líder melhor.

  21. Thumb_gestao-lideran_a-capa

    Alguns Equívocos da Liderança - Parte 1

    Refeltir sobre algumas crenças limitadoras acerca da liderança é fundamental para alcançar melhores resultados em termos de aprendizagem e desenvolvimento. Ressignificar algumas percepções é o primeiro passo para se tornar um líder melhor.

  22. Thumb_marketingpessoal250x150

    Etiqueta no Trabalho: Os deslizes que podem arranhar sua imagem

    As regras de etiqueta e comportamento no trabalho que ajudam na construção de uma imagem positiva, na manutenção de relacionamentos harmoniosos e na prevenção de conflitos.

  23. Thumb_feedback-2

    A Arte de Receber Feedbacks

    Uma reflexão sobre a importância de saber receber feedbacks corretivos e fazer bom uso deles através da técnica dos 3 A's.

  24. Thumb_comunicacao_no_trabalho_capa

    O mundo precisa de bons ouvintes