Características Gerais:

TIG -sigla proveniente do inglês Tungsten Inert Gas (no alemão denomina-se WIG, sendo o W o símbolo químico do tungstênio=wolfrâmio)- é a denominação dada ao processo de soldagem que utiliza eletrodos de tungstênio em atmosfera de gás inerte. O processo pode ser empregado com e sem metal de adição.

Eletrodos:

Embora chamados de permanentes, os eletrodos de tungstênio são consumíveis, Em condições normais, os eletrodos mais comuns (de 150mm e 170 mm) duram 30 horas de arco aberto.

Grau de automação:

Na maioria dos casos o processo é manual . Uma das mãos conduz a tocha e a outra conduz a vareta do material de adição, como no processo de soldagem oxi-acetilênica. O processo também pode ser semi-automático ou totalmente automático, embora estas opções não sejam comuns.
Observação : a soldagem TIG automática existe em duas versões: sem metal de adição e com metal de adição . Ambas as versões aplicam-se para fabricação em série , no caso de chapas finas de ligas leves, inoxidáveis, alguns aços comuns ou ligas. A solda tem um belo aspecto, com excelente regularidade de penetração e alta produtividade. É indicada para grandes séries onde sejam exigidos: trabalho limpo, esmero e precisão de montagem.

Usos:

O processo TIG é especialmente indicado para alumínio , magnésio e suas respectivas ligas , aço inoxidável e para metais especiais como titânio e molibdênio.
É também utilizado para aços comuns e ligados sobretudo para espessuras pequenas e médias.
Com a utilização de metal de adição pode-se soldar chapas espessas, principalmente em ligas leves e aços inoxidáveis.

Custos:

Os materiais de consumo (gás inerte e eletrodo de tungstênio ) são relativamente caros . A mão de obra empregada deve ter boa formação.

Indicações:

O processo TIG é usado para aços comuns e especiais, principalmente para pequenas espessuras ( menores do que 2 ou 3 mm) onde é possível obter melhor aspecto da solda e menores deformações nas peças . É o principal processo quando se trata de ligas leves e metais especiais.
O TIG é considerado insubstituível quando se trata de obter bom aspecto da junta combinado com baixas tensões internas e pequenas deformações no aço inoxidável.

Tópicos: