A difícil escolha de sistema


Durante os últimos anos a usinagem teve um grande avanço tecnológico. Com o desenvolvimento de tantas novas tecnologias criadas para atender as necessidades do mercado, ocorreu um fator bastante curioso: as empresas possuem muitas opções para desenvolver seus processos de usinagem, e acabam ficando em dúvida na escolha. Afinal, muitos não possuem conhecimento técnico suficiente para tal tomada de decisão.

O Trabalho de Conclusão de Curso de Daniel Cristiano Moroni, Sistema Cone Porta-Pinça e Sistema Cone Hidráulico, foi desenvolvido para ajudar na importante decisão de escolher o processo correto. Através de estudos de caso, consegue-se verificar as principais características dos processos de usinagem no que diz respeito à fixação das ferramentas de metal duro.

Foi analisado o processo de usinagem em fresamento com dois tipos de fixação para ferramenta de metal duro, ambos utilizando parâmetros de corte idênticos em usinagem de Aço ABNT D2 para respectiva dureza de 38HRC e usinagem de Ferro Fundido Cinzento GG25 para respectiva dureza de 182HB. No primeiro experimento foi utilizado o processo de fixação conhecido como Cone Porta-Pinça ER40 (ISO40-DIN69871).

No segundo experimento foi utilizado o processo de fixação conhecido como Cone Hidráulico (ISO40-DIN69871), onde se consegue avaliar vantagens, desvantagens e custos dos processos através de comparação da vida útil das ferramentas, acabamento superficial da peça, e custo do sistema.

Veja o trabalho Sistema Cone Porta-Pinça e Sistema Cone Hidráulico no CIMM.


Tópicos: