Notícias
Fonte: Catho Online - 26/11/2009
Final de ano significa estresse para muitos. São incontáveis festas e eventos corporativos, reuniões com colegas da empresa, confraternizações da escola do filho, amigos secretos, festas familiares, compras de final de ano e as tarefas do dia-a-dia, incluindo o trabalho.
Para Emerson, o ideal é que você se antecipe no processo de planejamento, saia na frente e tente saber quando as pessoas estão programando os eventos. Por exemplo, não espere seus amigos proporem a data e pergunte aos seus contatos profissionais quando haverá reuniões e festas. “É uma boa solução para uma escolha mais tranqüila e serenamente.” Sabendo com antecedência as datas das festas, é possível, inclusive, que você tente negociar uma outra data.
Sobre a dificuldade que as pessoas têm em dizer ‘não’, Emerson traz um caso curioso, explorado em seu livro Executivo, o super-homem solitário, da editora Idéias & Letras. “Não sabendo dizer não, um amigo conseguiu aceitar ser padrinho de dois casamentos, no mesmo dia e horário, em igrejas diferentes. Deixou para os últimos dias para dizer ‘não’ a um dos casais, o que acabou chateando e causando uma série de transtornos. Conclusão: não dá pra fazer média com todos.“
Outra recomendação relacionada com a administração do tempo é evitar a superocupação, o que ajuda a causar o estresse. “Algumas coisas nós temos que abrir mão. Não adianta você chegar ao evento estressado, cansado e ansioso. Assim, você não será uma boa companhia. Final de ano é época de alegria e de felicitações. Não se estresse com o lazer”, orienta Jaime.
atitudes constrangedoras”, pondera Emerson. Imagine o que os colegas vão dizer de um líder que passou da medida na bebida? Ele acaba perdendo o respeito de sua equipe.Gostou? Então compartilhe:
Faça seu login
Ainda não é cadastrado?
Cadastre-se como Pessoa física ou Empresa
