Medium_fullsizerender2
Gladis Costa    |   18/12/2018   |   Marketing e Comportamento   |  

A boa sensação do dever (não) cumprido!

É importante ter uma lista de objetivos para o próximo ano, mas esta lista pode ser flexível, assim mais coisas poderão ser realizadas!

Todo ano é a mesma coisa! Na metade de novembro a gente já começa a reclamar que o ano passou rápido, voou, “daqui a pouco é Natal” e a queixa mais comum de todas: “Planejei tanta coisa e acabei não fazendo nada”. Fazemos  planos de ordem pessoal ou profissional como estudar inglês, fazer academia, buscar uma pós, casar, mudar de casa ou emprego, guardar dinheiro e basicamente a história se repete: a gente planeja muito e faz pouco. É frustrante.

Mas será que esta história não terá um final feliz? Parece que gente gosta de focar no que não funciona. Nossos objetivos são fixos e por conta disso, deixamos de prestar atenção no resto: no que deu certo, no que aconteceu, no que a gente foi capaz de fazer com o que tinha.  Se valorizarmos as ações realizadas – e foram muitas – o cenário muda e  a gente conclui que tudo valeu a pena.

Não mudamos de casa, mas fizemos pequenas reformas que funcionaram muito bem; não começamos a estudar inglês, mas passamos a ler mais, o que conta como melhoria do nosso capital intelectual; não começamos a dieta, mas passamos a consumir alimentos mais saudáveis, o que já aponta para uma mudança de hábito. Não guardamos dinheiro, mas fizemos uma viagem que abriu nossa mente, coloriu nossa vida e nos proporcionou grandes memórias. Ora, no final, saímos no lucro!

Outra coisa que precisamos levar em conta é que tipo de suporte precisamos para conquistar os objetivos. Nem tudo depende (só) da gente. Nosso objetivo é algo que podemos fazer sozinhos, envolve investimento, tem prazo, precisa de sócio?  É preciso pedir ajuda e não há problema algum nisso. Se planejamos mudar de atividade, o que precisa ser feito?  Podemos conversar com nosso chefe, descobrir novos desafios, mudar de cidade, fazer um curso, conversar com um colega ou contratar um coach.  O suporte adequado na hora certa faz toda a diferença. Às vezes só precisamos de uma pequena mãozinha pra atravessar o rio e ver um cenário muito mais legal.


Continua depois da publicidade


Então, vamos fazer uma lista e vamos prometer honrá-la, fazendo apenas o que der, na medida do possível e dando o melhor de nós. E no final do próximo ano, vamos olhar com orgulho para as pequenas e valiosas ações que realizamos cada dia...Vai ser  gratificante saber que a gente é muito mais capaz do que imaginava!

Feliz Natal e um excelente 2019 cheio de ideias para ser feliz!

Gladis

O conteúdo e a opinião expressa neste artigo não representam a opinião do Grupo CIMM e são de responsabilidade do autor.
Fullsizerender2

Gladis Costa

Gladis Costa é profissional da área de Comunicação e Marketing, com vivência em empresas globais de TI. É fundadora do maior grupo de Mulheres de Negócios do LinkedIn Brasil, que conta com mais de 6200 profissionais. Escreve regularmente sobre gestão, consumo, comportamento e marketing. É formada em Letras, e tem pós graduação em Jornalismo, Comunicação Social e MBA pela PUC São Paulo. É autora do livro "O Homem que Entendia as Mulheres", publicado pela All Print.


Mais artigos de Gladis Costa