Saiba as características de um gestor de sucesso

Conheça bem as características de um gestor de sucesso e entenda a diferença entre ser um bom profissional e um bom gestor.

O papel de gestor é ambicionado pela maioria dos colaboradores de uma corporação e a conquista é motivo de grande alegria, contudo, daí se inicia um grande problema que é a distância existente entre ser um bom profissional e um bom gestor.

Outro problema é que existe sempre a velha ideia de que existe uma fórmula pronta para se tornar um bom gestor e isso não é real, sendo que para cada situação se terá que desenvolver características diferentes. Contudo, dois pontos posso afirmar que são imprescindíveis para uma gestão adequada, a paixão pelo que faz e a capacidade de resiliência.

A paixão é imprescindível para poder vencer as barreiras diárias e principalmente para  motivar a equipe, uma pessoa que não acredita e defende um projeto pode até motivar por algum tempo seus comandados, todavia, rapidamente ele e a equipe irão sucumbir as barreiras diárias tendo reflexo na produtividade.

Já a resiliência, que é a qualidade de  se adaptar a diversas situações, por mais que as mesmas sejam adversas, se torna imprescindível, já que a cada situação e mesmo durante as mudanças na equipe deverá ocorrer adaptação na postura de forma que não haja prejuízo no processo de trabalho.

Além disso, outras características que devem ser priorizadas pelos bons gestores são:

- Capacidade de mediar e resolver conflitos  - é saber ouvir e mediar os conflitos logos que eles surjam, mas não se deve tomar partido e buscar que as respostas para os conflitos ocorram naturalmente, trazendo ganhos para corporação. Tenha uma postura racional evitando reações que prejudiquem o clima. Discussões ríspidas e muito emocionais devem ser controladas.

- Iniciativa e pró-atividade - Em qualquer empresa, ter iniciativa e pró-atividade dará destaque, mostra que se é engajado e quer crescer. O gestor, por sua vez, não se preocupará apenas com os demais funcionários, mas com todos os concorrentes que existem no setor de atuação, portanto, agir é imprescindível para fazer os resultados aparecerem;

- Autoconfiança  - O profissional que quer tomar a frente de uma equipe precisa confiar em si mesmo para tomar decisões, arriscar e buscar novas formas de solucionar um problema que envolve vários setores.

- Capacidade de reter talentos – Mas do que se esforçar para manter talentos na sua empresa, é imprescindível, cativá-los e dar aos mesmos ambições e segurança para que eles queiram continuar no projeto e, principalmente, almejem crescer, para isso incentive a aprender e estar perto do núcleo de decisões do negócio.


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- É importante delegar o operacional – Um gestor tem como função gerenciar as ações, assim, se este ficar se dedicando às questões operacionais perderá tempo e principalmente não estará preparado para sua real função, assim, delegue tarefas operacionais.

- Conexões e Criatividade - O gestor deve estar atento às inovações e mudanças do mundo, e saber aplicar essas inovações ao cotidiano da empresa e ao seu campo de atuação podem levar a um retorno imediato.

- Controle - O gestor não pode esquecer que ele está no comando, e que é possível e aceitável delegar as funções, mas não é adequado entregar todo o processo nas mãos da equipe, por mais competente e confiável que ela seja. Portanto esteja na frente, crie métodos que possibilite a visibilidade de todos os projetos em andamento, com o bom e velho relatório.

- Aprendizagem Contínua - O bom profissional busca se capacitar, portanto se não possuir algumas das características citadas, aprenda e se especialize para então desenvolvê-las e aprimorá-las com o conhecimento adquirido.

*Ricardo M. Barbosa - é diretor executivo da Innovia Training & Consulting. Consultor em Gestão de Projetos há 15 anos e já atuou como executivo em grandes empresas como Ernst & Young Consulting; Wurth do Brasil; Unibanco; Daimler Chrysler.