Definição - O que é Sistemas de classificação dos aços

Os aços, em geral, são classificados em grau, tipo e classe. O grau normalmente identifica a faixa de composição química do aço. O tipo identifica o processo de desoxidação utilizado, e a classe é utilizada para descrever outros atributos, como nível de resistência e acabamento superficial.

A designação de grau, tipo e classe utiliza letra, número, símbolo ou nome. Existem várias associações técnicas especializadas em designação dos aços, como a SAE (Society of Automotive Engineers), a AISI (American Iron and Steel Institute), a ASTM (American Society of Testing and Materials) e a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

A normalização unificada vem sendo utilizada com freqüência cada vez maior é designada pela sigla UNS (Unified Numbering System).

Uma das designações mais utilizadas é o sistema AISI, que classifica o aço pela composição química, visto que é determinante para as suas características mecânicas.

A quantidade de tipos de aço é muito elevada, pois, além dos aços-carbono, há uma diversidade de tipos de aços ligados.








Ou navegue por letra



Fórum

Tire suas dúvidas e ajude outras pessoas no CIMM:

Faça uma pergunta

Vantagens da Aplicação de Software de Agrupamento na Gestão dos Processos de Corte – Um Estudo de Caso - Perfilados Perfisa

A gestão do processo de corte tornou-se um fator fundamental para o sucesso das empresas que trabalham na transformação de metais.