Definição - O que é Aços-ferramenta

São aços utilizados em operações de corte, formação, afiação ou quaisquer outras relacionadas com a modificação de um material para um formato utilizável. Estes aços se caracterizam por sua elevada dureza e resistência à abrasão geralmente associados à boa tenacidade e manutenção das propriedades de resistência mecânica em elevadas temperaturas. Estas características normalmente são obtidas com a adição de elevados teores de carbono e elementos de ligas, como tungstênio, molibdênio, vanádio, manganês e cromo. Boa parte dos aços-ferramenta são forjados, mas algumas também são fabricadas por meio de fundição de precisão ou por metalurgia do pó.

A fusão dos aços-ferramenta é realizada, normalmente, em quantidades relativamente pequenas nos fornos elétricos, tomando-se um especial cuidado com as tolerâncias de composição química e homogeneidade do produto final. Estas e outras particularidades tornam o aço-ferramenta um material de custo mais elevado do que os aços comuns.

Aplicações dos aços-ferramenta:

  • Aços baixa-liga para aplicações especiais: utilizados, de um modo geral, em componentes de máquinas como árvores, cames, placas, mandris e pinças de tornos;
  • Aços para moldagem: como o próprio nome sugere, estes aços são utilizados como moldesde vários tipos, para aplicações que requerem a manutenção das características de resistência em temperaturas e pressões elevadas;
  • Aços temperáveis em água: são utilizados em ferramentas para forjamento a frio, cunhagem de moedas, gravação em relevo, trabalho em madeira, corte de metais duros (machos e alargadores), cutelaria e outras que requeiram resistência ao desgaste por abrasão.







  • Ou navegue por letra



    Fórum

    Tire suas dúvidas e ajude outras pessoas no CIMM:

    Faça uma pergunta

    Logística 4.0: O Gêmeo Digital, uma nova fase da logística

    A Logística está adotando os conceitos da Industria 4.0 e iniciando uma nova fase, a Logística 4.0.