Definição - O que é Ciclo de Carnot

Ciclo teórico que proporciona a uma máquina térmica o rendimento máximo possível. Consiste de duas transformações adiabáticas alternadas com duas transformações isotérmicas, todas elas reversíveis, sendo o ciclo também reversível.

Um processo reversível para um sistema é definido como aquele que, tendo ocorrido, pode ser invertido sem deixar vestígios no sistema e no meio.

Considerando-se alguns fatores que tornam os processos irreversíveis, imagina-se uma máquina térmica que receba calor de um reservatório a alta temperatura e rejeite calor para um reservatório a baixa temperatura. Em se tratando de reservatórios, notamos que a temperatura tanto daquele de alta como o de baixa é constante e assim permanece por causa da quantidade de calor trocada. Suponha-se que essa máquina térmica, operando entre os reservatórios de alta e de baixa temperatura, opere num ciclo no qual todos os processos são reversíveis. Se todos os processos são reversíveis, o ciclo também o é. Assim, invertendo-se o ciclo de Carnot, a máquina térmica se transforma num refrigerador.








Ou navegue por letra



Fórum

Tire suas dúvidas e ajude outras pessoas no CIMM:

Faça uma pergunta

O ROI de projetos de produto a seu favor:

Entenda como economizar dinheiro, tempo e produzir muito mais com uma ferramenta de modelagem 3D para projetos de produto