GM adia construção da fábrica em Joinville pela segunda vez

Crise europeia é o argumento para suspensão do investimento de R$ 710 milhões

A GM anunciou ontem (13) a suspensão dos investimentos de R$ 710 milhões de reais na construção de sua segunda fábrica em Joinville, segundo reportagem do jornal O Estado de São Paulo. As obras na planta para a fabriçcação de módulos de produção seguirão até completar o trabalho de estaqueamento. Esse é o segundo adiamento anunciado neste ano, o primeiro feito em janeiro, também por conta da crise na Europa.

De acordo com o diretor de assuntos institucionais da GM, Luiz Moan, o adiamento é temporário e se deve ao mercado europeu pouco aquecido, uma vez que boa parte da exportação de equipamentos deveria ser exportada para a Alemanha.
 
A produção desses componentes para abastecer Brasil e Argentina é divida entre a fábrica da Hungria, responsável por 30% e São Bernardo do Campo, 70%. Em janeiro, um dos argumentos colocados por Luiz Moan em reportagem do Valor Econômico, era a vantagem cambial de importar esses os módulos de transmissão. A fábrica de São José dos Campos teve sua ampliação cogitada para que toda produção desses componentes fosse feita no Brasil. A construção em Joinville foi a opção encontrada após a direção não ter feito acordo com o sindicato de metalúgicos da fábrica de Sâo José dos Campos (SP), onde seria necessário apenas uma ampliação, para flexibilizar às leis trabalhistas.
 
Leia também:
 

Tópicos: