Classificação das fresas varia com superfície

A divisão de fresas pode ser realizada segundo vários critérios, conheça a de superfície de incidência e suas aplicações

As fresas são ferramentas rotativas para usinagem de materiais, constituídas por uma série de dentes e gumes, geralmente dispostos simetricamente em torno de um eixo. Os dentes e gumes removem o material da peça bruta de modo intermitente, transformando-a numa peça acabada, isto é, com a forma e dimensões desejadas.

As máquinas-ferramenta que realizam o processo de são denominadas fresadoras. Elas são construídas de modo a assegurar os movimentos necessários para a remoção do cavaco e para a geração da superfície usinada. No fresamento, o processo de corte é intermitente e o cavaco possui uma espessura variável. A cada revolução da ferramenta, cada um dos seus gumes remove certa quantidade de material da peça.

A classificação das fresas pode ser realizada segundo vários critérios, como o de superíficie de incidência:

incidência detalonadaIncidência Detalonada
Comumente fresas de forma de perfil constante têm a superfícíe de incidência detalonada. Estas fresas são usadas para produzir formas complexas, como superficíes ou ranhuras semicirculares, arredondamento de cantos e fresamento de engrenagens. Estas ferramentas também são usadas para usinagem de formas especiais, como chaves de boca, canais de brocas, alargadores e fresas.






incidência fresadaIncidência Fresada
Como exemplo deste tipo de ferramenta, temos as fresas cilíndricas ou periféricas, fresas de disco e também as fresas de topo. Dentre as várias aplicações destas, pode-se citar o rebaixo de superfícies (fresas cilíndricas), abertura de ranhuras (fresas de disco) e faceamento e fresamento de contornos (fresas de topo).


Tópicos: