Gühring lança fresa de topo de alto desempenho

A RF 100 A Carbo produz excelente qualidade de superfície para operações de acabamento

A Gühring está lançando no mercado uma fresa de topo de alto desempenho: a RF 100 A Carbo, uma ferramenta altamente indicada para o processo de usinagem de alumínio e suas ligas. Em virtude de seu inovador sistema de acabamento e cobertura de diamante, a RF 100 A Carbo produz excelente qualidade de superfície para operações de acabamento. Outro destaque desta fresa de topo, de alto desempenho, é sua taxa de avanço, 80% mais alta, o que proporciona uma significativa melhoria na taxa de remoção de cavaco e na vida útil da ferramenta.

“É uma vantagem visível em comparação com as ferramentas com revestimento tradicional. Outro destaque é a geometria de corte, recentemente desenvolvida, que permite operações de furação, mergulho ou rampa com uma taxa de avanço acima da linha convencional”, ressalta Neider Oliveira Soares, coordenador de engenharia e Inteligência de Mercado, da Gühring Brasil, empresa global com mais de 120 anos de experiência na produção de ferramentas rotativas.

A geometria inovadora dos canais combinada com um ângulo de hélice desigual de 39 ° / 40 ° / 41 ° garantem a evacuação ideal dos cavacos com baixo nível de vibração. Outra característica importante desta fresa é o revestimento Carbo, que é uma cobertura de diamante.

“Trata-se de um revestimento muito resistente e robusto, e devido a sua espessura (ou camada) reforçada, é possível garantir qualidade em acabamento e vida útil superior, pois evita-se a formação de aresta postiça, além de reduzir o desgaste prematuro da ferramenta”, diz Soares.

O engenheiro informa que a RF 100 A Carbo é uma fresa para usuários que necessitam de alta produtividade sem abrir mão da qualidade, com possibilidade de ser uma opção ao uso de fresas de PCD. É uma ferramenta indicada para os segmentos automotivo e aeroespacial, principalmente.