Entenda as variáveis e parâmetros de corte

Para conhecer o trabalho de fresamento é preciso saber medir quantitativamente seus movimentos

No fresamento, assim como nos demais processos de usinagem, existe uma série de importantes parâmetros de corte a considerar. Eles descrevem quantitativamente os movimentos, as dimensões e outras características da operação de corte. Os parâmetros que descrevem o movimento da ferramenta e da peça são a frequência de rotação, velocidade de corte e velocidade de avanço.

As dimensões do corte são profundidade de corte e penetração de trabalho. Ainda existem outros parâmetros, como diâmetro da ferramenta e seu número de dentes (gumes principais), taxa de remoção de material e o tempo de corte. Para definição e medição dos ângulos da ferramenta e outros parâmetros é utilizado como referência um ponto selecionado sobre o gume.

A frequência de rotação (n) é medida em rpm (rotações por minuto). Basicamente, é o número de voltas por unidade de tempo que a fresa dá em torno do seu eixo. A velocidade de corte (vc), medida em metro por minuto (m/min), é a velocidade instantânea do ponto selecionado sobre o gume, no movimento de corte, em relação a peça. No fresamento, o movimento de corte é proporcionado pela rotação da ferramenta. A velocidade de corte é, então, uma velocidade tangencial. As grandezas relacionadas ao movimento de corte recebem o índice “c”.
 

Já o avanço por revolução (f) é a distância linear percorrida por um conjunto de dentes que compõe uma ferramenta durante uma rotação completa dessa ferramenta, medido no plano de trabalho. As grandezas relacionadas ao movimento de avanço recebem o índice “f”. No avanço por dente (fz) é medido a distância linear percorrida por um dente da ferramenta no intervalo em que dois dentes consecutivos entram em corte e também é medido no plano de trabalho.

Quando se trata de velocidade de avanço (vf), é a velocidade instantânea do ponto selecionado sobre o gume, no movimento de avanço, em relação a peça. No fresamento, o movimento de avanço é provocado pela translação da ferramenta sobre a peça ou vice-versa. A direção da velocidade de avanço é, então, radial ao eixo da ferramenta.


Continua depois da publicidade



Para medir a profundidade de corte (ap), ou penetração passiva, se ve o quanto a ferramenta penetra na peça, medida perpendicularmente ao plano de trabalho (na direção do eixo da fresa). No fresamento frontal, ap corresponde à profundidade de corte e no fresamento periférico, à largura de corte.

Já a penetração de trabalho (ae) é a quantidade que a ferramenta penetra na peça, medida no plano de trabalho e perpendicular à direção de avanço. O tempo de corte (tc) é o tempo em que a ferramenta está efetivamente trabalhando. E taxa de remoção de material (Q), medida em mm³/min, é o volume de material usinado por unidade de tempo.


Tópicos: