7 programas para organizar melhor o expediente

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Aprender a lidar com tempo ainda é uma panacéia para boa parte dos profissionais. O acúmulo de tarefas aliado à uma porção de distrações durante o expediente contribui para que a média de oito horas diárias de trabalho não sejam suficientes para cumprir suas funções. Esta sina, no entanto, pode ser amenizada com alguns recursos tecnológicos.

Gerenciadores de tarefas online, agregadores de RSS e sistemas de controle do tempo são boas ferramentas para organizar o expediente e dar um basta às principais fontes de distração durante o horário de trabalho. Escolhemos sete aplicativos essenciais para ajudar você a se tornar mais produtivo e eficiente.

1. Escreva e-mails offline
A enxurrada de mensagens que chegam a cada hora na caixa de entrada do correio eletrônico é um dos principais vilões da produtividade profissional. Feito lobo em pele de cordeiro, o e-mail sutilmente consegue surrupiar sua atenção e contribuir para a pilha de missões diárias não realizadas. O aplicativo Google Gears pode ser um bom aliado para se prevenir contra isso. Disponível para usuários do Gmail, o programa permite que você leia e responda aos e-mails mesmo quando está desconectado da internet. Para tornar a estratégia mais eficiente, uma dica é determinar um horário apenas para fazer este tipo de atividade.

2. Notícias em um só lugar
Os leitores de feeds de notícias se tornaram uma ferramenta essencial para sobreviver diante da avalanche de informações na internet. O Reader, do Google, e o NetVibes estão entre os mais populares. Estes agregadores de RSS emitem uma espécie de alerta sempre que um site, escolhido por você, receber novo conteúdo. Sem a organização devida, contudo, tais programas podem facilmente contribuir para que o foco no expediente fique a ver navios. Por isso, é preciso tomar alguns cuidados. Uma dica é separar os diferentes tipos de conteúdo em categorias.  No Google Reader, isso pode ser resolvido com a criação de pastas. Feito isso, basta determinar quais são os assuntos que você precisa ler durante o expediente e quais deve manter distância para não perder a atenção.

3. Não se esqueça do leite
Criado por uma dupla de australianos, o gerenciador de tarefas Remember the Milk é um dos aplicativos mais queridinhos dos adeptos do iPhone, da Apple.  Mas ele também está disponível em outras plataformas, como Gmail e Google Agenda. Essa versatilidade permite que você acesse de qualquer lugar todas as tarefas do dia.

4. Planeje em detalhes
Com base na lógica de que planejamento é a base da produtividade, o programa u-Todo abre espaço para que você descreva minuciosamente cada tarefa programada para o dia. Com essa organização metódica do expediente, fica mais fácil se comprometer com tarefas coerentes com seu tempo.

5. Controle as redes sociais
Mesmo que sua empresa permita o acesso às redes sociais, nada de deixar o bom senso de lado. Para isso, o complemento para Firefox, Keep an Eye, utiliza a estratégia da culpa. Ele contabiliza todo o tempo que você passa em um site e mostra a informação no alto do navegador.

6. Coloque lembretes no desktop
A versão digital dos clássicos post-its também é uma boa aliada para não perder tempo no horário do expediente. O programa ATnotes, por exemplo, permite a criação de lembretes coloridos na área de trabalho do computador. O sistema também pode ser configurado para emitir alertas e enviar lembretes para outros computadores por meio de uma rede local.

7. De olho no relógio
O software Time Stamp é uma ferramenta interessante para contabilizar o tempo investido em cada tarefa.  Desenvolvido para prestadores de serviços, ele mostra quanto tempo foi gasto no projeto e calcula quanto deve ser o pagamento por isso.


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