Eficiência energética: uma das saídas para driblar a crise

Otimização de processos e equipamentos pode diminuir os custos de produção

Imagem: Divulgação

Neste período de incerteza econômica, com forte desaceleração do mercado mundial, a eficiência energética está ganhando importância maior no dia-a-dia das empresas. Medidas para a otimização dos processos e dos equipamentos, objetivando o uso mais adequado de todas as formas de energia, estão sendo implantadas pelas usinas de maneira a impactar o menos possível nos custos de produção.

“Antes, com a produção a todo o vapor, nossa preocupação era com o abastecimento. Ou seja, se haveria energia suficiente para tocar todos os projetos, pois os investimentos na matriz energética do País não estavam acompanhando o ritmo do crescimento industrial. Hoje, nosso foco é, mais do que nunca, a redução de custo, como forma de amenizar os efeitos da crise, sem perdermos de vista as necessidades futuras”, diz o supervisor de Planejamento e Controle de Energéticos da Cosipa/Usiminas, André Luiz Pereira Frias.

Coordenador do 30° Seminário de Balanços Energéticos Globais e Utilidades - que acontecerá em agosto, juntamente com o 24° Encontro de Produtores e Consumidores de Gases Industriais – adianta que os eventos terão como foco a eficiência energética e, por isso, serão uma grande oportunidade para a troca de experiências sobre as melhores práticas adotadas nas empresas.

As comissões organizadoras, coordenadas também por Geraldo Sampaio, da Linde Gases, já estão recebendo os resumos de trabalhos que serão selecionados para compor as sessões técnicas dos eventos.

Os interessados em participar podem preencher o formulário no site até o dia 3 de março.

Os temas para o Seminário de Balanços Energéticos são: Recuperação / Conservação de energia; Cogeração; Gerenciamento de energia e utilidades; Inovações tecnológicas na área de energia e utilidades; Racionalização e aumento de produtividade; Utilidades e meio ambiente; Prolongamento da vida útil de grandes equipamentos; Uso de insumos energéticos no processo metalúrgico; Sistemas da qualidade da área de energia; Tratamento de água e efluentes; Aproveitamento e destinação de rejeitos; Tendências da legislação na área de energia e utilidades; Uso racional da água; Utilização do gás natural; e Crédito de carbono.

Para o Encontro de Gases, os temas devem se enquadrar em: Analisadores; Automação; Equipamentos; Logística; Manutenção (Mecânica, Elétrica e Instrumentação); Novas tecnologias; Operação; Otimização de processo; Projeto; Qualidade; Segurança; Sustentabilidade; e Treinamento/Política de RH.

Informações gerais com Cintia pelo e-mail [email protected] ou telefone (11) 5534-4333 ramal 122.