Sandvik lança tecnologia de solidificação de uréia

Foto: Divulgação

Patenteado na Alemanha, o produto transforma uréia líquida em sólida sem poluir a água e com reduzida emissão de gases. Além disso, possui um sistema que permite a fusão automática com os aditivos

Oferecer um processo de solidificação de uréia eficiente e que não cause  prejuízos ao meio ambiente. Com esse propósito, a Sandvik Materials Technology traz para o Brasil um novo equipamento que transforma uréia líquida em sólida, sem poluir a água e com reduzida emissão de gases poluentes.

O sistema, patenteado pela empresa na Alemanha, é composto por um Alimentador Rotoform que alimenta a parte superior de uma fita de aço inoxidável com uréia em estado líquido. Na prática, essa fita funciona como um transportador do produto e agente de troca térmica, onde a sua parte inferior recebe borrifada de água gelada, retirando calor da uréia, solidificando assim o material em formato de pastilhas no final do processo.

Desta forma, o processo completo de solidificação da uréia torna-se muito mais eficaz, ágil e ecologicamente correto, uma vez que não ocorre a poluição da água utilizada no processo, nem consumo, pois a mesma nunca entra em contato direto com a uréia, permitindo assim sua reutilização.

“Além disso, como a mudança do estado líquido para o sólido é mais rápida, também há a redução da emissão de poluentes. Trata-se de um sistema perfeito para empresas que buscam a sustentabilidade”, explica Marcio Delatorre, supervisor de vendas da Sandvik Materials Technology.

Outra vantagem do equipamento é a presença de um misturador que permite a fusão da uréia com os aditivos necessários para seu uso. Algo inédito no mercado brasileiro, onde atualmente as empresas compram a uréia separada e precisam misturá-la com outros sais, como o sulfato de amônia e cloreto de potássio, por exemplo.

Para o executivo, com esse misturador acoplado, a Sandvik Materials Technology oferece aos clientes uma solução completa. “Trata-se de um produto ecologicamente correto, que reduz custos operacionais e agrega valor, ou seja, atende a todos os objetivos das grandes empresas nacionais e mundiais”, completa.