Notícias
A edição de 2025 da Expomafe será realizada sob um cenário mundial muito desafiador, em razão das últimas ações do governo norte-americano. No entanto, o setor de máquinas e equipamentos já estava focado há um bom tempo na sua contribuição para o fortalecimento da economia brasileira, buscando novas alternativas tecnológicas para o setor avançar.
Segundo o diretor da Metal Work Pneumática do Brasil, Hernane Cauduro, sua empresa é especializada em automação industrial e robótica, e uma das suas contribuições para o setor tem sido o desenvolvimento de produtos e sistemas com automatização para melhorar a eficiência e reduzir falhas na produção.
“Ao nosso ver os produtos expostos na Expomafe deste ano devem se direcionar para a inovação e tecnologias mais eficientes, que melhorem a produtividade com automação daquelas tarefas mais complexas, e que precisam ser feitas com precisão e flexibilidade”, analisa o executivo.
Na opinião de Cauduro, a Internet das Coisas (IoT) vai ser um dos aspectos de maior interesse nessa edição porque facilita a conectividade das máquinas. E ela ao facilitar os links com a internet tem enormes vantagens como a coleta de dados e monitoramento da operação em tempo real.
“Uma grande contribuição dessa tecnologia para a indústria 4.0 está na manutenção preditiva, porque pode gerar diagnósticos e antecipar possíveis falhas. O monitoramento de consumo de energia por meio desse recurso ajudará também a encontrar possíveis perdas e assim vai aprimorar bastante a eficiência energética”, observou.
Continua depois da publicidade |
Neste momento a IoT, no entender do diretor da Metal Work, é essencial para produzir produtos e sistemas cada vez mais miniaturizados, com mais funcionalidades de conectividade e velocidade. Além disso, para ele a tecnologia vai contribuir na otimização dos investimentos em instalação e manutenção, proporcionando menos despesas com energia, além de gerar mais segurança no processo.
Ainda que haja preocupação com a economia internacional em razão das medidas tomadas na taxação de produtos no comércio exterior, Hernane Cauduro está confiante que a produtividade cada vez maior da indústria de máquinas e equipamentos, as aplicações em ampliação em mercados específicos e os números sucessivos de crescimento do PIB serão um contraponto ao cenário mundial.
O Grupo Metal Work foi fundado em 1967 na cidade de Brescia, na Itália, com o propósito de produzir conexões para ar comprimido. Hoje é líder na produção e comercialização de equipamentos pneumáticos para automação industrial, e fabrica e desenvolve produtos customizados para a indústria brasileira e toda a América Latina. O grupo também tem atuado em mais de 70 países.
Seu portfólio de produtos conta com mais de 15 mil itens. Entre as principais famílias de produtos estão: cilindros pneumáticos, cilindros elétricos, lineares e rotativos; válvulas pneumáticas e eletroválvulas direcionais, de processo e áreas classificadas; válvulas para segurança em máquinas; elementos para manipulação, pinças, guias lineares; conexões de engate rápido; linha de filtros reguladores para tratamento do ar comprimido; sistemas montados em painéis e estruturas de máquinas em alumínio.
A Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial – Expomafe – acontece de 6 a 10 de maio e apresenta diversas experiências e inovações para o setor. Mais de 1.100 marcas nacionais e internacionais vão mostrar lançamentos, tendências e soluções. Os visitantes e expositores têm oportunidade de fechar negócios e de realizar networking com mais de 65 mil profissionais, esperados nesta edição.
Gostou? Então compartilhe:
Últimas notícias de Educação e Capacitação
Faça seu login
Ainda não é cadastrado?
Cadastre-se como Pessoa física ou Empresa