Exclusiva

Expomafe mira modernização do parque fabril e desafia entraves ao investimento industrial

Com máquinas mais eficientes e conectadas, a edição de 2025 destacou urgência na renovação do parque industrial brasileiro — apesar das barreiras de financiamento destacadas pela Abimaq

Com mais de 1.100 marcas expositoras e 65 mil visitantes, a Expomafe 2025 movimentou o São Paulo Expo entre os dias 6 e 10 de maio e reforçou sua posição como espaço central de negócios e tecnologia para a indústria metalmecânica. Nesta edição, a feira cresceu 25% em área expositiva e atraiu atenção não apenas pela variedade de soluções, mas pelo debate urgente sobre a modernização do parque fabril brasileiro. A Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial é promovida pela Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) e organizada pela Informa Markets.

Em entrevista ao Portal CIMMGino Paulucci Junior, presidente do Conselho Administrativo da Abimaq, destaca que a renovação tecnológica é indispensável para garantir competitividade e sustentabilidade à produção industrial. Ele destaca que as máquinas atuais são mais produtivas, consomem menos energia e praticamente eliminam perdas na usinagem — mas que o alto custo do crédito ainda impede que essas inovações cheguem a mais fábricas. “Com essa taxa de juros, a conta não fecha”, afirmou.

Além das vendas expressivas, a feira apostou em espaços de conteúdo e experiências. Estefânia Domingues, Business Manager da Informa Markets, destacou o impacto positivo do novo Palco Expomafe e de uma comunicação mais voltada à experiência do visitante.

O conselheiro de inovação e negócios e colunista do Canal Indústria 4.0, Claudio Goldbach, ressaltou o avanço tecnológico das máquinas fabricadas no Brasil, hoje muito próximas das soluções apresentadas nas principais feiras internacionais. Ele também destacou o espaço conquistado pelas startups de base tecnológica focadas na digitalização da indústria — presença marcante nesta edição da feira. Para Goldbach, essas empresas têm se destacado com ferramentas conectadas, ágeis e acessíveis, capazes de acelerar a modernização do parque fabril.


Continua depois da publicidade


As entrevistas completas com Gino Paulucci Junior e Estefânia Domingues, e análise completa de Claudio Goldbach, estão disponíveis no Canal Indústria 4.0 no YouTube. Confira: