Notícias
Movimentação intensa nos estandes, vendas acima do esperado e geração de centenas de leads qualificados marcaram a quarta edição da Expomafe, segundo seus organizadores. Realizada de 6 a 10 de maio no São Paulo Expo, a feira reuniu mais de 1.100 marcas expositoras e atraiu um público recorde, com mais de 65 mil visitantes. Para fabricantes e fornecedores da indústria metalmecânica, os resultados confirmam o papel estratégico do evento na ampliação de negócios e na difusão de tecnologias voltadas à digitalização e ao ganho de produtividade.
Promovida pela Abimaq e organizada pela Informa Markets, a edição 2025 demonstrou o avanço da indústria brasileira rumo à digitalização, à sustentabilidade e à alta performance. Entre os destaques, tecnologias voltadas à automação industrial, robótica, manufatura aditiva, simulações virtuais, células inteligentes, controle de qualidade integrado, corte e medição ocuparam os pavilhões da feira, refletindo o amadurecimento do setor na transição para a Indústria 4.0.
Para o presidente do Conselho de Administração da Abimaq, Gino Paulucci Junior, a Expomafe se diferencia por reunir as tecnologias responsáveis por fabricar outras máquinas, sendo estratégica inclusive para os próprios fabricantes da entidade. Segundo ele, o principal entrave para a expansão dos negócios está no ambiente hostil de crédito: "Intenções de compra existem muitas, mas os juros elevados dificultam as operações financeiras no setor", disse ele em entrevista ao CIMM.
Continua depois da publicidade |
Ainda assim, os resultados superaram expectativas. Empresas como a Calfran relataram crescimento comercial expressivo durante a feira. De acordo com Angélica Juste, do time comercial, as vendas superaram em cerca de 40% as expectativas, com aproximadamente 40 máquinas negociadas apenas durante o evento. Ela destacou que a participação teve foco em geração de negócios e que os resultados refletem um trabalho construído ao longo de quase 30 anos.
A Franho destacou a qualidade das negociações e o volume de vendas, que superou as projeções. A Heller, por sua vez, teve movimentação intensa no estande e captação de leads além do esperado. A participação do Grupo ALLTECH foi marcada por resultados expressivos em prospecção e geração de negócios. Segundo Ricardo Pinto, diretor de marketing da empresa, o evento superou as expectativas em termos de relacionamento e volume de oportunidades. “Viemos com o objetivo de gerar novos leads e vender máquinas, e as conversões estão sendo muito boas. Já ultrapassamos a marca de 500 leads, muitos de empresas que nem conhecíamos antes da feira. Isso mostra o potencial real de negócios que vamos concretizar nas próximas semanas”, afirma.
Veja também quais foram as expectativas dos parceiros do Grupo CIMM durante a feira em duas partes: Parte 1 e Parte 2
Assista e sinta a energia de quem faz parte de um setor que não para de evoluir.
De acordo com o presidente executivo da Abimaq, José Velloso, a feira mostrou, na prática, que o setor produtivo nacional está em busca ativa de modernização. Ele ressaltou que os corredores cheios, os negócios fechados e a troca de conhecimento demonstram o engajamento da indústria brasileira com o futuro.
A conectividade foi um eixo recorrente na maioria das máquinas expostas, com soluções que integram hardware, software e inteligência artificial. Na avaliação de Claudio Goldbach, consultor de inovação e negócios, colunista do Canal Indústria 4.0, o Brasil está em pé de igualdade com os principais polos internacionais: “As diferenças são mínimas entre as máquinas disponíveis no Brasil e as de lá fora. Estamos mandando super bem”, afirmou. Ele também destacou a visibilidade dada às indtechs, com área dedicada às startups industriais e com apresentações no Palco Principal, novidade nesta edição da feira, incluindo uma gravação do Boteco 4.0, podcast com linguagem leve e interativa para abordar inovação e indústria, e de indtechs do BiG — projetos idealizados por Goldbach e apoiados pelo Canal Indústria 4.0.
Veja também: Hannover Messe 2025: Impressões gerais sobre indtechs, IA e a participação brasileira, por Claudio Goldbach
Segundo a diretora da Informa Markets, Liliane Bortoluci, a presença massiva das principais empresas da cadeia produtiva reforça o papel da Expomafe como um dos maiores polos de inovação do setor na América Latina. Ela ressaltou que o evento se consolidou como espaço estratégico para o lançamento de soluções que fortalecem a competitividade industrial.
A Expomafe 2025 reuniu empresas dos segmentos de máquinas-ferramenta, corte e conformação, equipamentos de soldagem, componentes, automação, hidráulica, pneumática, movimentação e metrologia, cobrindo toda a cadeia da indústria metalmecânica. Para expositores e visitantes, a feira se consolidou mais uma vez como espaço de negócios concretos e de projeção para o futuro da manufatura brasileira.
Gostou? Então compartilhe:
Faça seu login
Ainda não é cadastrado?
Cadastre-se como Pessoa física ou Empresa