Pesquisa demonstra produção do aço verde a partir de resíduos do alumínio

A técnica desenvolvida pode reduzir a pegada de carbono e gerar uma grande economia à indústria siderúrgica

Cientistas do Instituto Max Planck de Pesquisas Sobre o Estado Sólido, na Alemanha, descobriram uma maneira de produzir aço verde por meio de resíduos da produção de alumínio. De acordo com o instituto, a produção de alumínio gera cerca de 180 milhões de toneladas de lama vermelha corrosiva e tóxica e, por meio da técnica desenvolvida, é possível reduzir a pegada de carbono e gerar uma grande economia à indústria siderúrgica, responsável pela maior parte de emissão de gases de efeito estufa atualmente.

Redução de plasma

No processo, conhecido como redução de plasma, os cientistas derretem a lama em um forno elétrico a arco, utilizando um plasma que contém 10% de hidrogênio para separar os óxidos líquidos do ferro líquido - que pode ser processado diretamente em aço, uma espécie mais sustentável do material. Ainda segundo a publicação, o método dura cerca de dez minutos e também pode ser utilizado para neutralizar metais pesados encontrados na lama.

O artigo também aponta que no Brasil, na Austrália e na China, entre outros países, estes resíduos são, na melhor das hipóteses, secos e eliminados em aterros gigantescos, resultando em elevados custos de processamento. Agora a indústria pode decidir se utilizará a redução plasmática da lama vermelha em ferro.

Para Isnaldi Souza Filho, autor correspondente do estudo, “se o hidrogênio verde fosse usado para produzir ferro a partir dos quatro bilhões de toneladas de lama vermelha geradas na produção global de alumínio até o momento, a indústria siderúrgica poderia economizar quase 1,5 bilhão de toneladas de CO2”.

*Imagem de capa: Depositphotos