Demanda global por baterias de lítio vai quintuplicar até 2030

Segundo publicação da Automotive Business, somente nos EUA demanda será seis vezes maior

A demanda por baterias de lítio no mundo deve aumentar mais de cinco vezes até 2030, diz relatório da instituição que representa o ecossistema norte-americano de baterias, a Li-Bridge, cujos dados foram divulgados pelo portal Automotive Business.

De acordo com a publicação, se considerado somente o mercado dos Estados Unidos, esta demanda deverá creser seis vezes no período, um movimento calculado em US$ 55 bilhões por ano até o fim da década. O país, contudo, deverá depender de importações para o abastecimento.

Leia também:

- BMW investe € 800 milhões para fabricar elétricos no México
Os desafios para o mercado de eletromobilidade no Brasil

A Li-Bridge, segundo o conteúdo do portal, diz que vem agindo para fomentar a cadeia de fornecimento robusta para baterias à base de lítio, dispositivo que, além de ser fundamental para aparelhos eletrônicos, médicos e industriais, e sistemas militares, vai alimentar uma grande variedade de veículos nos próximos anos.

No Brasil, o mercado de veículos eletrificados registrou aumento de vendas superior a 40% em 2022, segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). O tema já está mobilizando empresas interessadas em produzir os dispositivos no país. 

*Imagem de capa: Depositphotos