BMW investe € 800 milhões para fabricar elétricos no México

Unidade da BMW no México terá linha de montagem de baterias de alta voltagem para veículos elétricos.

Mais de 50% das vendas mundiais da BMW deve ser de veículos totalmente elétricos até 2030, projeção que fez a empresa anunciar investimento de 800 milhões de euros para incluir a planta de San Luis Potosí, em operação no México desde 2019, como um polo de fabricação de veículos da modalidade. A unidade latina terá ainda uma linha de montagem específica de baterias de alta voltagem para essa finalidade.

“Nós estamos sistematicamente direcionando a nossa rede de produção para a eletromobilidade”, explicou Milan Nedeljković, Membro do Conselho de Administração da BMW AG, responsável pela Produção, durante o evento em San Luis Potosí com a presença do Presidente Mexicano, Andrés Manuel López Obrador, e do Governador de San Luis Potosí, Ricardo Gallardo Cardona.

Os primeiros veículos da futura plataforma Neue Klasse - que chegarão ao mercado em 2025 - sairão da linha de produção na planta de Debrecen, Hungria, e, depois, da planta de Munique, Alemanha. A unidade mexicana vai entrar em operação em 2027 para atender uma demanda adicional. 

Do investimento anunciado, 500 milhões de euros será para a construção de um novo centro de montagem de baterias de alta voltagem. O novo centro de montagem ocupa uma área de 85 mil m2. 

“Com este novo investimento, nossa planta em San Luis Potosí desempenhará um papel central na transição do BMW Group para a eletromobilidade. A empresa aumenta seu compromisso com o México e sua participação em nossas instalações, não apenas por sua localização estratégica, mas, sobretudo, por uma sólida equipe de trabalho, que em menos de quatro anos após o início das operações já produz três modelos que abastecem 74 mercados globais e se destacam por sua qualidade”, disse Harald Gottsche, Presidente e CEO da Planta San Luis Potosí do BMW Group.

Elétricos da BMW em expansão

A empresa anunciou recentemente um investimento de 1,7 bilhão de dólares na expansão de sua unidade de produção em Spartanburg, nos Estados Unidos.


Continua depois da publicidade


Isso inclui 1 bilhão de dólares para os preparativos para a produção de veículos elétricos na planta da empresa nos EUA e 700 milhões de dólares para a construção de um novo centro de montagem para baterias de alta voltagem próximo à cidade de Woodruff, na Carolina do Sul. Até 2030, o BMW Group pretende construir pelo menos seis modelos de veículos totalmente elétricos nos EUA.