Seminário em São Paulo antecipa clima de feira para fortalecer negócios com Taiwan

Iniciativa quer alavancar participação de Taiwan na exportação de fixadores ao Brasil

Taiwan ocupa um posto importante na cadeia de suprimentos da indústria global. Atualmente, o setor de fixadores (parafusos e afins) possui aproximadamente 1,6 mil fabricantes, altamente inseridos no mercado internacional, com 80% de produção destinada para exportação. Cerca de 60% dos fixadores de Taiwan são adquiridos pelos Estados Unidos e a União Europeia. Em 2021, segundo o Ministério da Indústria e Comércio (Mdic), o Brasil importou de Taiwan somente 3,9% das mais de 98 mil toneladas de fixadores metálicos que entraram no país, no valor de US$ 457 milhões. Isso coloca Taiwan num modesto 6º lugar no ranking brasileiro de importação destes produtos. 

Para intensificar as relações comerciais com o Brasil nesse setor, o Taiwan External Trade Development Council (Taitra - Conselho para o Desenvolvimento do Comércio Exterior de Taiwan) irá promover o seminário TaiwanTech em fixadores e ferramentas, no próximo dia 15 de setembro, em São Paulo. O evento será presencial, das 10h às 12h, e as inscrições já estão disponíveis

A iniciativa é destinada a fabricantes, importadores, distribuidores e representantes comerciais do setor e tem o objetivo de promover a Taiwan International Fastener Show - Fastener Taiwan, marcada para os dias 3, 4 e 5 de maio de 2023, em Kaohsiung City, Taiwan, onde as relações comerciais entre anação asiática e o Brasil também terão espaço. Esta tão esperada reunião dos líderes

Motivos para negociar com Taiwan 

O seminário será uma oportunidade de conhecer a indústria de fixadores de Taiwan, a relevância da feira e a forma de fazer negócios com os fabricantes pela experiência de empresários brasileiros que já estão na lista de seus parceiros comerciais. Os temas são instigantes. 


Continua depois da publicidade


“Fasteners: centavos que seguram milhões de dólares”, por Carlos Eduardo Ueti, representante de vendas no Brasil da NES, empresa taiwanesa de fixadores, irá explanar sobre a adequação e investimentos da NES para o atendimento dos requisitos de mercado e das autoridades governamentais na certificação e homologação de novos projetos de fixadores para a indústria automobilística. A NES Limited está sediada em Taiwan, como fornecedor de serviços completos em sistemas de fixação.

“A empresa fornece uma solução total em fabricação e inovação de fixadores, engenharia e suporte técnico, integração de fornecedores e armazéns na Europa e na América do Norte com seus próprios centros de produção e desenvolvimento em Taiwan e na América do Norte”, diz Carlos Ueti, ressaltando que a NES está entre os fornecedores de fixadores para a indústria automotiva de nível 1 e 2 mais famosos do mundo.

Tecnologia de ponta, confiança nas relações comerciais 

Em seguida, Leandro Lopes, CEO da LATAM Fastener, falará sobre a Accuvision, máquina de última geração que representa uma nova tecnologia para a detecção de falhas em fixadores com auxílio de equipamentos óticos.

“Essa máquina é totalmente desenvolvida pelo fabricante, inclusive o software de inspeção e seleção das peças a serem selecionadas. O sistema ótico faz a captura das imagens, e as transforma em dados em milissegundos. Ela é dotada de inteligência artificial, que verifica os produtos enquanto eles são inspecionados, avalia escalas, parâmetros; o software interpreta esses dados e se ajusta automaticamente, reduzindo os riscos de erros nos próximos lotes. É uma máquina customizada para os projetos de cada cliente”.

Outro tema, “Taiwan: onde ainda se constroem relações comerciais de confiança” será conduzido por Roberto Farina, CEO da Inoxpar. Ele negocia com Taiwan desde 2009 e destaca a facilidade de diálogo com os fornecedores como um grande diferencial. “Eles são abertos, flexíveis, cumprem os prazos. Isso é fundamental no nosso negócio”, explica. 

Outro ponto importante, segundo ele, é a qualidade dos produtos. “A quantidade de itens fora das normas que chega em cada importação é mínima. A performance é muito elevada. Isso gera confiança”, afirma. 

A experiência de uma década de visitas comerciais à Taiwan será descrita por Sergio Milatias, publisher da Revista do Parafuso, a única publicação especializada no Brasil. Com o sugestivo título de “Dez anos de laços com Taiwan”, Milatias irá compartilhar a sua experiência, visitando Taiwan desde 2012.

“Vou relatar a minha satisfação de ter encontrado um país com cenário bastante positivo, produtivo, um tanto surpreendente para quem não conhece o país e o visita pela primeira vez”, adianta.