Manuais, documentos e contratos em PDF: como achar alternativas ao Adobe Acrobat

Conheça outras alternativas de softwares que competem com o Adobe Acrobat na hora de ler arquivos em PDF.

Fonte: EsaRiutta / Pixabay
Fonte: EsaRiutta / Pixabay

Os documentos em PDF são indispensáveis em nosso dia-a-dia. A qualidade de leitura de arquivos em PDF é um dos pontos que faz com que esse formato de armazenamento de documentos seja um sucesso. Também conta a seu favor a grande compatibilidade com sistemas operacionais diversos e programas diversos.

Com a modernização das indústrias e do mundo corporativo em geral, os PDFs se multiplicaram e arquivos do tipo podem representar contratos, documentos importantes, manuais e outros conteúdos vitais para o funcionamento de empresas inteiras. 

O formato PDF foi desenvolvido pela Adobe Systems, mas a leitura, edição e conversão de documentos nesse formato não são mais exclusividade do Adobe Acrobat. Por isso, traremos neste texto boas alternativas capazes de substituir o software com excelência e qualidade.

PDFelement

A primeira opção de software é o PDFelement da Wondershare. A empresa é conhecida por trazer as mais variadas soluções tecnológicas para facilitar a vida de usuários de tecnologia. 

Há soluções para uso pessoal, profissional e empresarial. Existem planos especiais para aquisição de cada um deles, de acordo com as suas necessidades. Os usuários podem fazer um teste gratuito de programa ou comprá-lo na plataforma: https://pdf.wondershare.com.br/.

O PDFelement oferece aos usuários muito mais do que a possibilidade de ler arquivos em PDF. Permite fazer edições, conversões, comentários e revisões em seus documentos. Além disso, o usuário pode personalizar seus documentos com assinaturas, profissionalizando e protegendo seus arquivos.


Continua depois da publicidade


Documentos importantes e sigilosos contam com o recurso de segurança do programa. O usuário poderá inserir uma senha e garantir a proteção de informações e dados importantes. Somente com essa senha ou permissão o receptor do documento poderá ler o conteúdo na íntegra.

Ainda falando no quesito segurança e proteção, é possível rasurar permanentemente informações ou imagens específicas dos documentos. O software é compatível com Windows, Mac, iOS e Android.

Soda PDF

O Soda PDF, desenvolvido pela Lulu Software, tem uma proposta semelhante ao PDFelement. Porém, como se não bastassem os recursos múltiplos, o software tem também ferramentas online. É possível fazer edições online diretamente pela plataforma ou offline, por meio do programa.

Compartilhar e armazenar com segurança via Dropbox e Google Drive são opções desse programa. Assim, nem sempre será necessário estar em seu computador pessoal para acessar seus documentos em PDF e todos os recursos do programa.

Embora o site esteja disponível em diversos idiomas, o português não é um deles. Assim, quem não tem conhecimento em inglês pode lidar com este problema fazendo a tradução da plataforma pela tradução do próprio navegador. 

Soda PDF também possui diversos planos para variadas necessidades. É possível fazer o teste gratuitamente, mas para ter os recursos completos e por mais tempo, é preciso comprar o programa.

Nuance Power PDF

O Nuance Power PDF é um leitor de PDF que também permite a edição e reprodução de arquivos em vídeo e flash. Comparado às alternativas citadas acima, tem menos ferramentas à disposição do usuário.

O software é capaz de satisfazer as necessidades de usuários de Windows. No entanto, usuários de computadores da Apple se sentirão frustrados com este programa, já que não está disponível para sistema MacOS.

Nuance PowerPDF é capaz de oferecer recursos básicos, mas eficientes, e o melhor: gratuitamente.

PDF – XChange Editor

PDF – XChange Editor é um software em que 60% dos recursos voltados à leitura, criação, edição, anotações e assinaturas de documentos podem ser usados gratuitamente. Porém, para ter mais ferramentas à disposição, é preciso recorrer à licença de usuário, que é permanente.

Os usuários contam com mais de 100 recursos que podem fazer seus documentos em PDF serem ainda mais incríveis.

Sejda PDF Editor

O Sejda PDF Editor é um editor online de PDFs, mas também oferece uma versão em Desktop, fazendo o download do programa.

Os recursos são se limitam à edição, assim como os softwares citados anteriormente. O usuário pode comprimir, extrair páginas, mesclar documentos, cortar, assinar, proteger, converter outros formatos para PDF, converter de PDF para outros tipos e muito mais.

As ferramentas podem ser usadas gratuitamente, limitadas a 200 páginas ou 50MB. Para transpor as limitações, é preciso pagar.

Conclusão

É sempre importante ter acesso a softwares e programas para visualizar, editar e fazer as mais variadas ações em documentos em PDF. Hoje as pessoas não estão limitadas ao Adobe Acrobat e as possibilidades são mais amplas e satisfazem as mais diversas necessidades.


Tópicos: