Medium_3e2436b
Guilherme Alfredo Kastner    |   25/08/2017   |   Projeto Descomplicado   |  

Visualização de arquivos de projetos – Parte 1: História

Muito nos esquecemos como que era a vida sem a praticidade de nossos celulares e o quanto eles têm influenciado em nossa vida moderna, por exemplo:

  • Chamar um transporte é por um app onde nem dinheiro se torna necessário;
  • Transferências bancárias são feitas por um app;
  • Problemas de acesso aos cartões de crédito são resolvidos de forma dinâmica e descontraída muitas vezes, como no caso do nubank.

Esses fenômenos são todos muito recentes e se tornaram possíveis por conta da chegada da Internet e a portabilização de computadores para celulares.

Quando falamos do meio empresarial e engenharia, com a chegada da Internet ao Brasil e a abertura do mercado de informática, tudo começa a passar por uma informação. Antes serviços que eram demandados com entregas de documentos impressos, passaram a ter uma modernização no processo.

Vamos lembrar em imagens o que envolvia a entrega de documentos em papel.

Abaixo uma imagem de uma sala com sistema de armários de arquivos deslizantes:

A imgem abaixo demonstra uma sala mais modesta com um arquivo físico de documentos.

Para quem nasceu na década de 90 pode parecer estranho, mas o mundo era muito complicado para equipes de projetos, vamos a alguns exemplos.
 
Era necessário imprimir os projetos em folhas normalmente maiores que A3, dificilmente se imprimia em qualquer lugar;
Armazenar os documentos físicos demandava organização e higiene, falarei mais sobre isso;
Papel normalmente é inflamável, preciso desenhar isso?
 
Estocar o projeto
 
Como muitos sempre tiveram dificuldades de armazenar os documentos, grandes empresas tiveram que investir em sistemas automatizados para a manutenção de arquivos. O vídeo abaixo demonstra parte da tecnologia envolvida.
 
 
A modernização
 
Em nenhum momento estou questionando a adoção de ferramentas CAD, mas mesmo com elas, impressões para compartilhar arquivos eram necessárias. Afinal, quem possuía licença de visualização de arquivos? Nem mesmo computador era algo popular nas empresas quando os primeiros CAD’s começaram a serem implantados.
 
O advento da tecnologia serviu para contornar dois problemas principais na comunicação
 
Comunicação da equipe de engenharia das empresas com a equipe responsável por colaborar com o projeto;
Uma nova prática de armazenar os projetos, onde aos poucos os arquivos deixaram de ser físicos e passaram a ser virtualizados.
 
Série
 
Aqui na coluna, esse tema de visualização de arquivos será compartilhado em uma série com diversos posts e comentários, entre eles:
 
O arquivo PDF para documentos e engenharia;
Arquivos DWG e a adoção como um padrão de mercado;
A popularização dos visualizadores;
Integração Web;
Sistemas de manufatura sem papel, a aplicação prática dos conceitos.
O conteúdo e a opinião expressa neste artigo não representam a opinião do Grupo CIMM e são de responsabilidade do autor.
Tópicos:
3e2436b

Guilherme Alfredo Kastner

Técnico de aplicações da SKA Automação de Engenharias desde setembro de 2004. Trabalhou com diversas Soluções Autodesk, SolidWorks. Nos últimos anos o trabalho tem sido focado na melhoria da comunicação das engenharias com os seus clientes dentro das corporações como a fábrica, administrativo e outros setores.


Mais artigos de Guilherme Alfredo Kastner