Painel Engenheiros-Chefe do Congresso SAE BRASIL abordará o papel do etanol nos powertrains do futuro

Especialistas da indústria automotiva traçarão o potencial de alternativas como o híbrido e a célula de combustível, além de projetar oportunidades aos engenheiros do País

A eletrificação da matriz energética tem se apresentado como um dos assuntos mais desafiadores em meio às grandes transformações da indústria automotiva. Neste contexto, o etanol exerce papel cada vez maior, no cenário brasileiro, quanto à sua utilização em veículos híbridos e também em relação à perspectiva de sua adoção como fonte de energia para automóveis com célula de combustível.

Este panorama motivou a organização do 27º Congresso e Mostra Internacionais SAE BRASIL de Tecnologia da Mobilidade 2018, que ocorrerá de 3 e 5 de setembro no São Paulo Expo, em São Paulo (SP), a promover o debate desta temática no Painel Engenheiros-Chefe, tendo como foco a abordagem do papel do etanol no desenvolvimento dos chamados powertrains do futuro. “É um tema que precisa ser discutido com grande responsabilidade e que representa a oportunidade da engenharia brasileira ter uma posição diferenciada no que diz respeito à eletrificação veicular”, frisa o chairperson do Comitê de Eventos Especiais do Congresso SAE BRASIL 2018, Ricardo Bacellar, da KPMG.

Ainda que a opção pelos híbridos esteja cada vez mais em evidência, o chaiperson salienta que pesquisas recentes apontam que 78% dos executivos da indústria automotiva veem a célula de combustível como o melhor caminho entre alternativas tecnológicas de propulsão. Estes mesmos estudos indicam também que, entre 2030 e 2040, o mercado estará dividido em partes iguais entre motores à combustão, bateria, híbridos e célula de combustível. Justamente por conta dessa perspectiva, Bacellar enxerga como fundamental a discussão de questões envolvendo os potenciais dos híbridos flex e da célula de combustível com etanol no mercado nacional, a capacidade da engenharia brasileira viabilizar esse avanço antes de outros países e ainda projetar o Brasil como possível exportador dessas soluções tecnológicas.


Continua depois da publicidade


Para esse debate, o Painel Engenheiros-Chefe do Congresso SAE BRASIL 2018 terá convidados de alta relevância, como o professor doutor Daniel Zanetti de Fiorio, da Universidade Federal do ABC, o gerente de engenharia de produto da Nissan do Brasil, Ricardo Abe e o diretor de pesquisa e desenvolvimento da Magneti Marelli Powertrain e Sistemas Eletrônicos, Gino Montanari. “Com essa mescla de nomes de alta relevância, tendo representantes de uma montadora, de um fornecedor e um pesquisador, teremos condições de oferecer um panorama bem abrangente aos participantes”, argumenta Bacellar. O mediador do painel será o diretor de planejamento e engenharia da HPE Automotores do Brasil Ltda., Reinaldo Muratori.

O Painel Engenheiros-Chefe terá suas atividades no segundo dia do Congresso SAE BRASIL 2018, marcado para 4 de setembro, às 16h.

Sobre o Congresso SAE BRASIL 2018

“A Engenharia do Futuro – Novos Horizontes para a Mobilidade” é o tema do Congresso e Mostra Internacionais SAE BRASIL de Tecnologia da Mobilidade 2018, que ocorrerão de 3 e 5 de setembro no São Paulo Expo, em São Paulo (SP). A 27ª edição traz uma novidade: será a primeira vez que ocorrerá de forma integrada a um evento de outro setor, a ExpoAlumínio, realizada pela Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) e promovida pela Reed Exhibitions Alcantara Machado. Simultâneas e compartilhando um mesmo pavimento de três mil metros quadrados, as duas programações esperam reunir um público aproximado de 17 mil visitantes, em três dias de atividades.

Serviço
27º Congresso e Mostra Internacionais SAE BRASIL de Tecnologia da Mobilidade
Data: 3 a 5 de setembro de 2018
Local: São Paulo Expo
Inscrições e informações: http://portal.saebrasil.org.br/eventos/congresso