Montadoras planejam investir R$ 36,7 bi no Brasil até 2022

Retomada do mercado atrai aportes das fabricantes de veículos nas operações brasileiras

Se depender dos investimentos previstos para a indústria automotiva local, a crise do setor no Brasil de fato ficou para trás. Depois do período de baixa, as montadoras se esforçam para concretizar planos para o mercado nacional, que esboça reação mais contundente desde o último trimestre de 2017 e se torna ponto estratégico para as exportações da maioria das companhias.

A nova onda de investimentos das montadoras de veículos no País soma R$ 36,7 bilhões, considerando os aportes em curso até 2022. Grande parte será aplicada no desenvolvimento de novos veículos, mas há também montantes relevantes destinados à modernização e atualização das fábricas, principalmente as veteranas, que buscam modernização para competir na nova era da indústria 4.0.

O valor atualizado dos investimentos no Brasil está concentrado em nove montadoras, das quais quatro dedicadas à produção de automóveis: Caoa-Chery, GM, Toyota e Volkswagen, e as demais de veículos comerciais, entre caminhões e ônibus: Iveco, MAN Latin America, Mercedes-Benz, Scania e Volvo. 

Doze cidades são alvo dos novos investimentos, considerando os locais de todas as fábricas envolvidas nos planos das empresas: São Bernardo do Campo, São Carlos, Taubaté, Sorocaba, Porto Feliz, São Caetano do Sul e Jacareí, todas em São Paulo, além de São José dos Pinhais e Curitiba (PR), Gravataí (RS), Anápolis (GO) e Juiz de Fora (MG).