Randon aposta no setor sucroenergético e inaugura fábrica em Araraquara

Um cenário mais auspicioso para a agroindústria canavieira já começa a resultar em investimentos para o segmento. Prova disso é que a maior fabricante de reboques e semirreboques da América Latina e entre os maiores do mundo, a Randon S.A. Implementos e Participações (Randon Implementos), inaugurará, em março, uma nova planta em Araraquara-SP, voltada a atender o setor sucroenergético. Com 122 hectares de área total, dos quais 25 mil m² serão ocupados pela fábrica, área administrativa e apoio, o projeto completo contempla, inicialmente, investimentos da ordem de R$ 100 milhões em obras físicas e equipamentos. 

"Visitamos muitas áreas e Araraquara se mostrou muito
atraente por várias razões que atendiam aos interesses
de expansão da Companhia”, diz Alexandre Gazzi
(Foto: M. Scalco)

“Visitamos muitas áreas e Araraquara se mostrou muito atraente por várias razões que atendiam aos interesses de expansão da Companhia. Uma delas foi a localização estratégica, no centro do estado de São Paulo, o que nos dará ganhos em termos de logística para o pleno atendimento aos mercados. A estrutura rodoferroviária foi outra condição importante que consideramos na escolha, além da disponibilidade de mão de obra”, afirmou Alexandre Gazzi, COO (diretor de operações) das montadoras das empresas, ao comentar sobre a escolha da cidade paulista para a instalação da nova fábrica. 

De acordo com o executivo, o projeto de expansão para Araraquara começou em 2012, com a assinatura do Protocolo de Intenções com a Prefeitura de Araraquara e Memorando de Entendimentos com o Governo do estado de São Paulo, através da Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade – Investe São Paulo. 


Continua depois da publicidade


Com previsão inicial de ser inaugurada no final de 2017, a obra foi paralisada devido à crise no setor. “Após o lançamento da pedra fundamental, em 31 de outubro de 2014, teve início uma profunda crise no setor de veículos comerciais. Mas estamos confiantes de que teremos pleno êxito em mais este empreendimento, que foi muito bem planejado e que tem todas as condições para alcançar as metas estabelecidas”, declarou. 

As obras da nova unidade estão praticamente concluídas, sendo que até agora está operando com 150 pessoas, embora o processo seletivo seja continuado na medida da ativação das linhas, ao longo do tempo. “Inicialmente, nosso plano é fabricar semirreboques canavieiros e, no decorrer de 2018, também ingressamos na fabricação de vagões ferroviários dos modelos Hopper e Gôndola. Ambas as linhas com a tecnologia já consolidada da Randon. 

Também está nos planos fabricarmos outros modelos de implementos rodoviários para atender melhor o mercado da região”, disse Gazzi, explicando que a integração do primeiro grupo de funcionários ocorreu no dia 8 de janeiro e, em seguida, foram iniciados os treinamentos nas áreas de segurança, qualidade e ferramentas Lean. “Estamos em fase de testes dos equipamentos e a produção efetivamente iniciará no dia 28 de março, mesma data agendada para a inauguração oficial da fábrica”, adiantou. 

Segundo o diretor, as duas linhas já constam no portfólio da empresa, mas, devido à vocação da região, foi decidido transferir a produção para Araraquara e a expectativa é que o volume de negócios aumente. “Em 2017, produzimos 401 semirreboques canavieiros e 856 vagões ferroviários, sendo comercializados 305 unidades e 822 unidades, respectivamente, por nossa rede de distribuidores para todo o Brasil”, contou. 

A unidade industrial de Araraquara será a quinta da companhia, que tem sede em Caxias do Sul (RS). As outras plantas ficam em Chapecó (SC), na cidade de Rosário, província de Santa Fé, na Argentina, e uma unidade no Peru, projeto iniciado em 2017, em parceria com a Epysa.