Jacto inaugura fábrica de alta tecnologia para impulsionar produção de máquinas agrícolas

Projeto conta com recursos de Indústria 4.0 e de sustentabilidade

A Jacto, empresa do segmento de máquinas, soluções e serviços agrícolas, inaugurou nesta terça-feira (12) sua mais nova fábrica, em Pompeia, São Paulo. A fábrica, com uma área construída de 96 mil m², integra conceitos da Indústria 4.0, com sistemas automatizados para pintura, movimentação de materiais através de veículos autônomos, armazenagem automatizada e um centro avançado de treinamento.

O novo empreendimento tem como objetivo atender ao crescente interesse do mercado e impulsionar a inovação na agricultura. Localizada em Pompeia, cidade que já abriga uma fábrica da Jacto, a empresa tem se destacado na produção de uma variedade de máquinas, incluindo plantadeiras, pulverizadores, adubadoras, colhedoras e ferramentas portáteis. Além disso, a companhia também oferece soluções tecnológicas para a agricultura digital.

Para o funcionamento on-line e integrado de produção da fábrica, a Jacto investiu na construção de uma rede privada 5G sem fio, homologada pela Anatel.

Destacando-se como um modelo de sustentabilidade, a fábrica incorpora práticas ambientais avançadas, como o reuso inteligente de água, manufatura sem papel e a adoção de painéis solares que geram energia equivalente ao consumo total da unidade. 

O diretor de Projetos e Inovação da InvestSP, Thiago Camargo, ressaltou a relevância desse investimento no cenário econômico. "Este projeto é um impulsionador para a economia de São Paulo, gerando empregos e renda, consolidando a presença da indústria paulista no mercado internacional e contribuindo significativamente para a eficiência e produtividade no campo."

Com o suporte da InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo (SDE), a Jacto reforça sua capacidade de atender não apenas às demandas do mercado nacional, mas também de fortalecer sua presença global, evidenciando um compromisso contínuo com a excelência na fabricação de máquinas agrícolas.

Centro de Treinamento Avançado

Novo centro de treinamento tem mais recursos para qualificção de revendedores e equipe de suporte. Imagem: Divulgação/Jacto

O local onde a fábrica foi construída já comportava o centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Jacto. Agora, passa a abrigar também a área de treinamentos da companhia, que antes ocupava parte do terreno da Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia, também em Pompeia.


Continua depois da publicidade


“Estamos estreando um novo centro de treinamentos com mais recursos e maior capacidade de qualificação, tanto para a nossa rede de revendedores master como para o nosso time interno que trabalha no suporte aos clientes. Com isso, reafirmamos nosso propósito de buscar sermos reconhecidos como a empresa de máquinas agrícolas com o melhor pós-vendas do mercado”, comenta Fernando Gonçalves, presidente da Jacto.

Além do Brasil, a Jacto possui fábricas na Argentina e Tailândia. A unidade matriz, em Pompeia, permanece ativa.