Empresários aprendem a lucrar com a preservação ambiental

Programa ensina a ganhar mais com a utilização correta dos recursos naturais

Fonte: Agência Sebrae de Notícias - 16/07/07

Foto: Divulgação

Aumentar a competitividade, reduzir o desperdício de matérias-primas, diminuir os gastos com o controle ambiental e, ao mesmo tempo, controlar os efeitos ambientais de todo o processo produtivo, desde a escolha da matéria-prima ao destino final do produto e dos resíduos, são os principais desafios do Programa Gestão Ambiental 5 Menos que são Mais.

Esses desafios serão propostos a dez empresas dos segmentos de gráfica, confecção, bares e restaurantes e panificadoras na primeira etapa do programa, promovida na terça-feira (17) no auditório do Sebrae/MT em Cuiabá. A atividade é uma ação desenvolvida desde 2004 pelo Sebrae Nacional e vai ser implementada pela primeira vez em Mato Grosso.



O programa '5 menos que são mais' é composto de um curso teórico de quatro horas, uma análise e diagnóstico e seis consultorias técnicas por empresa, o que totaliza 48 horas de capacitação voltadas para os conteúdos básicos de redução de desperdício de insumos e matéria-prima, diminuição de gastos com controle e recuperação ambiental, aumento de competitividade e melhoria da capacidade produtiva pela redução de gastos desnecessários.

"Esperamos que os empresários mudem a forma de conduzir os processos da empresa, reduzindo os desperdícios e aumentando os lucros", diz o técnico da Unidade de Turismo do Sebrae em Mato Grosso, Cássio dos Santos de Oliveira.

"A possibilidade de otimização de custos e de estar com instrutores que me mostrem o que eu posso fazer para ganhar com um melhor gerenciamento dos recursos naturais utilizados pela minha empresa foram para mim um chamariz, que me fez entender a importância de conciliar a preservação ambiental com o desenvolvimento do meu negócio e procurar uma orientação especializada", revela o empresário Raphael Maimomi de Figueredo, que já participou de mais de 15 cursos do Sebrae/MT e esta à frente do restaurante Dom Agostinho há cinco anos.

O '5 menos que são mais' faz parte dos projetos Desenvolvimento do Turismo e Negócio de Cuiabá e Várzea Grande, APL de Confecção e Acessórios da Região Sul - Cuiabá e Várzea Grande e Desenvolvimento de Empreendedorismo, executados pelo Sebrae/MT em parceria com muitas outras instituições.