Etiqueta no ambiente de trabalho

Colunista: Marianna Wachelke

Você passa 8 horas do seu dia no ambiente de trabalho, rodeado por pessoas com as mais diversas manias, credos e culturas. Alguns são como família outros são aqueles que você foge na hora do cafezinho ou no momento de entrar no elevador. O fato é o seguinte: nós passamos a maior parte do tempo da vida com as pessoas com quem trabalhamos. Conviver civilizadamente é um bom começo para uma rotina tranquila e (digamos) pacífica.

O primeiro passo é  observar pequenos cuidados para uma política de boa vizinhança. Não custa nada evitar alguns tiques nervosos, ser gentil e respeitar as diferenças.

Computador

- Não ligue sua caixinha de som no máximo com sua playlist preferida! Acredite, não é todo mundo que gosta de ouvir o último cd do Coldplay ou aquele sertanejo rimado. Também não radicalize ao ponto de se isolar com o fone de ouvido a ponto de obrigar seus colegas a levantar e bater em seu ombro para falar com você.

- Por mais que seu trabalho permita o uso de messengers e orkuts, seja discreto e evite gargalhadas, risinhos ou efeitos sonoros inapropriados. Se possível, minimize as janelas enquanto esteja trabalhando.

Postura

- Preste atenção em seus gestos e evite batucar com a caneta enquanto fala ao telefone, tamborilar sistematicamente com a ponta dos dedos a mesa de reunião; assobiar baixinho enquanto escreve seus relatórios, balançar as pernas, etc.

- Não abuse do perfume nem da falta dele. Um cheirinho de limpeza é sempre muito agradável.

- Seja bem educado, sempre. Sorria e diga bom dia, diga por favor e obrigado e diga "até amanhã" aos seus colegas, porteiros, manobristas, telefonistas, faxineiros e chefes. Faz toda diferença.

- Mulheres: não é porque faz parte do estilo que você vai usar um decotão, uma saia curta, roupas muito apertadas ou aquela blusa transparente com sutiã colorido por baixo. Adapte seus gostos para roupas apropriadas e lembre-se, apropriadas para ficar sentada e/ou andar bastante. Homens: por mais calor que esteja, não arrisque uma bermuda e uma sandália. Regata é artigo proibido! Opte por tecidos leves e claros.

Telefone

- Use o telefone para fins profissionais. Evite telefonemas particulares para fofocas ou assuntos fora do contexto, eles devem ser rápidos e em tom baixo. Quando for atender algum telefonema, pergunte quem é e qual o assunto, isso ajuda seu colega e evita constrangimentos. Caso seu colega não esteja no escritório, anote o recado, o número e o horário. Detalhe: não precisa “anunciar” que ele está no banheiro.

Celular

- Lembre-se que celular não é discoteca e você está num ambiente profissional. Por mais tentador que seja os tons animadinhos e bem-humorados, opte por sons mais neutros e não enjoativos. Ao sair para um cafezinho, leve seu celular para que ninguém tenha que aturar os sons das chamadas enquanto você está fora.

Comida e bebida

- Não coma na mesa de trabalho para não enjoar seu vizinho com o cheiro da comida. E, ao terminar o lanche, deixe a mesa impecavelmente limpa. Cafezinho é aceitável, mas tome cuidado para não derramar, espalhar farelos de bolacha ou estar de boca cheia enquanto alguém vier conversar com você.

- Não fume, em hipótese nenhuma, na mesa de trabalho. Não adianta abrir a janela e fumar ali do lado. Saia e vá ao local de fumantes. E não vá se esconder no banheiro, não é o lugar apropriado e em muitos escritórios é proibido.

Lembre-se: trabalho exige concentração e requer condições mínimas e civilizadas para que seja realizado.

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