Fiesp prevê expansão menor da atividade industrial em 2014

Para entidade, modelo que baseia crescimento do PIB no aumento do consumo se esgotou.

O esgotamento do modelo de estimulo à economia pelo aumento do consumo das famílias fará a indústria enfrentar dias ainda mais complicados em 2014. A previsão é da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), que, diante da perspectiva de uma demanda menor, projeta para o setor em 2014 um desempenho ainda mais modesto que o deste ano.
 
Segundo Paulo Francini, diretor de Departamento de Pesquisas e Estudos Econômico da Fiesp, a indústria de transformação nacional deve crescer em torno de 2% no próximo ano, ante 2,4% em 2013. E essa perda de fôlego do setor industrial terá reflexos no Produto Interno Bruto (PIB, conjunto de bens e serviços produzidos no país), que a entidade estima em 2% para 2014, também menos que os 2,2% previstos para este ano.
 
“Querer crescer só com a política de consumo, não tem jeito”, afirmou Francini, ontem (10), durante balanço de fim de ano. A Fiesp estima que o consumo das famílias deverá expandir-se a uma taxa de 2,2% em 2014, aquém dos 2,3% deste ano — ambas as taxas bem distantes do pico de 6,9% registrado em 2010.
 
Apesar do enfraquecimento da demanda interna, o câmbio depreciado, em torno de R$ 2,40, deve ajudar as exportações. Para a Fiesp, as vendas externas sairão de uma redução de 0,3% neste ano para urna alta de 8,7% ano que vem. Já o avanço das importações, com o cenário de consumo interno mais lento, será de 3,1% em 2014, contra 7,5% em 2013.
 
“É uma nova realidade no dólar, junto com a melhora da economia mundial”, explicou Francini. Apesar das projeções pouco animadoras, o presidente da Fiesp, Paulo Skaf, admitiu que o ano "foi muito melhor que 2012", quando o PIB cresceu 1% e a indústria encolheu 2,4%. “Esse ano não foi bom, mas também não foi tão ruim. Não temos nem a empolgação do ministro da Fazenda (Guido Mantega), nem a percepção do caos que pintam alguns”, resumiu.
 
Por Roberta Scrivano/ O Globo
 

Tópicos: