As técnicas de deposição de camadas para aços são inúmeras. No caso de aços ferramenta, elas são usadas para brocas, mandris, machos para rosca, ferramentas de fresar e matrizes. Os revestimentos são usados por diversos motivos , como: estética de acabamento, proteção à oxidação , endurecimento da superfície ou aumento da resistência ao desgaste.

Procedimentos usuais para deposição de camadaspara aços ferramenta, assim como os constituintes das camadas são listados abaixo.

Revenimento a vapor
O revenimento a vapor cria uma superfície de óxido azul fortemente aderente, que atua retendo o fluido de lubrificação e evita a aderência do cavaco, impedindo a formação da gume postiço. O revenido a vapor pode ser aplicado sobre qualquer superfície brilhante, mas é mais usada em brocas e machos.

Acabamento com bronze
O acabamento com bronze consiste na formação de uma camada fina de óxido na superfície da peça. É aplicado mais comumente a aços rápidos ao cobalto.

Nitretação
A nitretação é um processo usado para aumentar a resistência ao desgaste e a dureza da superfície de uma ferramenta. É adequado para machos para o corte de metais abrasivos como metais fundidos. A nitretação é usada em brocas helicoidais quando se deseja aumentar a resistência mecânica e a resistência ao desgaste dos filetes (cylindrical lands).

Revestimento com camada de Cromo duro
Sob condições específicas a aplicação desta técnica leva ao aumento significativo da dureza, atingindo valores em torno de 68 HRc. É indicado para abertura de roscas em aços carbono, aços estruturais, cobre, latão, etc...

Revestimento de Nitreto de Titânio - TiN
O nitreto de titânio é um material cerâmico de cor dourada, aplicado por deposição física de vapor (PVD) . As ferramentas tratadas por esta técnica adquirem alta dureza e baixo desgaste por fricção o que lhes confere uma vida prolongada e bom desempenho de corte. Este revestimento é usado para brocas e machos de rosca. Abaixo o resultado do revestimento com nitreto de titânio, mostrando a espessura da camada numa matriz de corte de aço rápido M2.


Micrografia da superfície da matriz de corte de aço rápido M2 com revestimento superficial de nitreto de titânio, destacando a espessura de camada.

Revestimento de Carbonitreto de Titânio – TiCN
O carbonitreto de titânio é um revestimento cerâmico aplicado por deposição física de vapor. O TiCN é mais duro que o TiN e tem coeficiente de atrito menor. A dureza e tenacidade combinadas com a boa resistência ao desgaste são indicadas para ferramentas de fresar.

Revestimento de Nitreto de Titânio-Alumínio – Ti AlN

Este revestimento consiste de deposição de camadas múltiplas aplicadas pela técnica de deposição física de vapor. Possui alta tenacidade e estabilidade à oxidação. É ideal para uso em altas velocidades de corte e avanço, com melhoria da vida da ferramenta. É usada para brocas e machos para corte sem lubrificante.

Revestimento de TiAlN-X
É uma variação do revestimento descrito acima. A deposição é feita em camadas ainda mais finas (nanocamadas), que confere ao material simultaneamente alta resistência à temperatura, dureza e tenacidade elevadas. É indicada para ferramentas de fresar em operações sem lubrificação e para corte de materiais mais duros.

Revestimento de Nitreto de Cromo – CrN
É um excelente revestimento para ligas de alumínio e aços de baixa liga. Tem baixa tendência à formação de gume postiço. Pode ter valores de dureza na faixa de 1750 HV.

Revestimento de Nitreto de Zircônio –ZrN
É um revestimento cerâmico aplicado por deposição de vapor. É usado para ferramentas de usinagem de alumínio e suas ligas.

Revestimento de Diamante
É formado por uma camada de diamante amorfo com baixíssimo coeficiente de atrito e alta tenacidade. É usado em ferramentas para usinar ligas de alumínio de baixo silício.

Tópicos: