Posco desenvolve aço de corte fácil sem chumbo

A fabricante de aços Posco, da Coreia do Sul, anunciou o lançamento de um aço de corte fácil a base de bismuto e sem adição de chumbo. O bismuto é usado em remédios para digestão, bebidas e cosméticos. O novo produto mantem as mesmas qualidades de usinagem e é o primeiro aço ambientalmente sustentável produzido em escala industrial. O desenvolvimento do aço à base de bismuto começou em 2005.

Aço de corte fácil são aqueles com alta concentração de enxofre e chumbo e possuem excelente usinabilidade. A frequente adição de chumbo na produção destes aços é um preocupação crescente por sua alta toxidade. Leis ambientais restringem cada vez mais seu uso. Na Dinamarca, seu uso já está totalmente proibido.

Anualmente são produzidas 1, 5 milhão de toneladas de aço de corte fácil com chumbo. Um quinto desta produção é feita na Coreia do Sul. Com o novo produto, a Posco espera não só contribuir com o meio ambiente como alcançar um alto valor agregado para a invenção. O novo material será utilizado em todos os produtos manufaturados para televisão pela LG em 2012.

As pesquisas nesta área não é nova dentro das universidades. Para saber mais sobre a usinabilidade do aço de corte fácil e a presenta de chumbo você pode acessar a dissertação Estudo do efeito dos elementos residuais (Cr, Ni e Cu) no torneamento de aço-de-corte-fácil.


Tópicos: