Ieda

Enviar e-mail

Técnico/Especialista

/ SP - Brasil

Escolaridade: Mestrado
Formação: Economia


Mais informações

Tenho experiência de 8 anos na área de Inteligência de Mercado, onde pude desenvolver atividades voltadas para dois principais setores produtivos brasileiros: bens de capital e agronegócio. Tive a oportunidade de desenvolver do zero um sistema de inteligência de mercado, voltado principalmente para a identificação de mercados e oportunidades de exportações de máquinas e equipamentos brasileiros, bem como na assistência/consultoria para empresas brasileiras de diversos portes do setor. Além disso, tenho sólida vivência nas atividades de inteligência para mercado, quais sejam, análise de desempenho de vendas, desenvolvimento de KPIs, planejamento e acompanhamento de campanhas comerciais, gestão de clientes, apresentações executivas, marketing digital, atendendo às demandas de diversos níveis hierárquicos. Tenho conhecimento em gestão de projetos por meio das metodologias PMI e ágil.

Treinamentos e especializações

Bacharel em Relações Internacionais
USP (2002-2005)

Mestre em Economia
UFRGS (2007-2009)

Informações profissionais

DSM (agosto/2015 a Agosto/2018)
Analista de Inteligência de Mercado Sênior
Analista de IM para a área de nutrição de ruminantes, com foco no mercado interno. Interface constante com as Diretorias de Marketing e de Vendas e Vice Presidência. Forte atuação junto às gerências de categorias e gerências comerciais, e canais de revenda e indústria de ração.

Atribuições: 4Ps STRATEGY – Suporte na elaboração de Business Plans para as Diretorias de Marketing e Vendas (Nacional e Global), Gerências Regionais/Distritais, Supervisões, Coordenações, bem como para os Gerentes de Categoria e Canal. COMMERCIAL & MARKETING PLANNING – Elaboração de relatórios de vendas, análise e acompanhamento de campanhas comerciais, elaboração e acompanhamento de KPIs (de vendas, de desempenho de equipes, entre outros). Acompanhamento de resultados de consultas especiais (de preços). Apoio com dados para o planejamento de ações de marketing e comunicação (ações nacionais, regionais e locais; dimensionamento de eventos e brindes; pesquisa de satisfação - SurveyMonkey). CUSTOMER SUCCESS – Acompanhamento de resultados de ações voltadas ao cliente – Campanhas internas (vendas e marketing); Programas permanentes (PITT, Revenda Amiga, Clube dos 15, etc). Jornada do Consumidor – leads, prospectos, clientes ativos e inativos. DIGITAL MKT – Acompanhamento e criação de KPIs de Marketing Digital, apoio na elaboração de estratégias digitais, CRM, E-Commerce. MARKETING INTELLIGENCE – Cenário macroeconômico, posicionamento de concorrentes, cenários e projeções de mercado, market share, índice de preços (insumos, matérias-primas, etc).
MARKET INSIGHTS – Pesquisas ad hoc, com o uso de ferramentas próprias (SurveyMonkey) e acompanhamento de tendências de mercado. Gestão de pesquisas contratadas, com o objetivo de atender aos requisitos de Qualidade da DSM, reports de auditoria.

Key User: IBM, Totvs DATASUL, SAP/NWP, EveryAngle, PowerBI, Sharepoint.

Experiência profissional anterior

ABIMAQ (Outubro/2010 a Julho/2015)
Analista de Inteligência de Mercado
Responsável pelo desenvolvimento de análises de mercado para exportação de bens de capital mecânicos sob a marca Brazil Machinery Solutions (BMS), com o apoio da Apex-Brasil.
Atribuições: Implantação da área de Inteligência de Mercado do Programa; Elaboração de metodologia e desenvolvimento de análises de mercado setoriais, em âmbito internacional, para a indústria de bens de capital; Apoio na estratégia de posicionamento do projeto: identificação dos mercados com melhores retornos; Apoio na estratégia de posicionamento das empresas: identificação das melhores oportunidades; clientes em potencial (com grande interação com outras pessoas da equipe); Elaboração de estudos estratégicos internos e externos ao Programa BMS; Desenvolvimento e acompanhamento de projetos especiais: Projeto África, Projeto Pós-Venda Internacional (internacionalização de empresas na Colômbia), Projeto Design Export, entre outros.

Idiomas

Inglês - Avançado
Espanhol: Avançado


Cadastre seu currículo gratuitamente

Veja também



 

x

Divulgue seu produto no maior site do setor metal mecânico.

R$