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  |   09/07/2018   |   Marketing

As pessoas precisam de ajuda, ajude!

Defina uma estratégia de marketing digital, gerando oportunidades para sua empresa com este mindset.

Mindset — Neste post você vai ler sobre: 

  • A verdadeira importância que o marketing tem para o seu negócio
  • Você gera valor para os seus clientes?
  • Faça marketing para seres humanos. Esqueça o marketing tradicional!
  • As pessoas precisam de ajuda, ajude!
  • Entendendo o comprador moderno.


A importância do marketing para o seu negócio

Gostaria de te convidar para refletir um pouco sobre qual a importância do marketing para os seus negócios.

Você já fez esta pergunta? Qual a verdadeira importância que o marketing tem no seu negócio?

Se as respostas foram entre “Pouca importância” e “Me ajudar vender”. Sem nenhuma resposta concreta e mensurável, aconselho ler este artigo por completo.

Esta publicação tem como foco passar um mindset de como alinhar suas estratégias de marketing para o meio digital. Independente se você tem uma micro ou pequena empresa e atualmente, não tem nenhum colaborador cuidando do seu marketing, ou uma empresa de grande porte e tem uma equipe inteira responsável pelo seu marketing.


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Você entrega valor para os seus clientes?

Sua equipe de marketing definitivamente precisa entender, de forma clara e objetiva, qual o valor que é entregue ao seu cliente com o seu produto ou serviço.

Por que eles voltam e compram de você, ao invés de comprar do concorrente?

  • Produtos ou serviço com alto padrão de qualidade;
  • Processo de entrega eficiente;
  • Suporte ao cliente ou assistência técnica diferenciada;
  • Maior vida útil e custo benefício;
  • Relacionamento;
  • Referência no mercado;

Existem inúmeros itens que podem ser considerados, de acordo com cada empresa e segmento. Resta você identificar quais são os seus.

Entender o valor, na visão do seu cliente, sobre o seu produto ou serviço, será um item importantíssimo no sucesso das suas campanhas de marketing e venda. Você ou os colaboradores envolvidos diariamente com seus clientes, certamente saberão responder quais são os itens que o seu público enxerga como valor.

As pessoas precisam de ajuda, ajude!

Sempre que escrevo sobre este tema, gosto de citar uma parte do artigo de Henrique Ibaldo, que exemplifica de uma forma muito clara, a visão errônea do marketing tradicional. 

“Outro grande erro do marketing tradicional é ajudar a si mesmo ao invés de ajudar pessoas. Ontem mesmo assisti uma propaganda em que uma atriz global pede uma caipirinha ao garçom após pedir um suco e se justifica dizendo que com aquele adoçante tudo fica mais gostoso. O que a propaganda tentava resolver era o seguinte problema: pessoas que usam adoçante querem mesmo é usar açúcar. Então eles fazem uma atriz global te dizer que a marca deles é saborosa. E você acredita, pois confia na atriz. E você confia nela, pois a viu centenas de vezes.”

No caso do adoçante, uma linguagem focada em questões como vida saudável, perda de peso e benefícios para pessoas com diabetes, seria de alto valor para os seus consumidores — marketing para seres humanos.

O conceito é deixar de considerar apenas o mercado, e tentar entender quais são as necessidades reais dos seus clientes, como pessoas, e como sua empresa pode realmente ajudá-las. 

Por favor, não confunda o conceito marketing para seres humanos, com caridade ou algo do tipo (risos). O foco continua sendo em resultados, vendas e lucro!

Entendendo o comprador moderno

Acredito que todos que estão lendo este artigo, concordam que a internet faz parte do nosso dia a dia, e inevitavelmente é essencial para as nossas rotinas. 

Seja para conversar com familiares no grupo do whatsapp, buscar o endereço correto de um fornecedor ou conferir a tabela do brasileirão. 

Mais de 100 milhões de brasileiros acessam a internet. São 58% da população brasileira usam a web — o que representa 102 milhões de internautas. (Fonte: http://www.brasil.gov.br /11ª edição da pesquisa TIC Domicílios 2015).

É evidente que a internet mudou nossas vidas. O que muitas empresas não perceberam ainda, é que com a facilidade de acesso a informação, por meio de diversas mídias online, mudou-se também o comportamento do consumidor.

Mas afinal, o que é o comportamento do consumidor?

De forma resumida, é como as pessoas tomam decisões sobre o que compram e como agem em torno de um produto, serviço, marca ou empresa.

Antes da internet comercial ser difundida no país, quando uma pessoal procurava mais informações sobre uma solução ou sobre um produto, obrigatoriamente ela precisava ir até um ponto de venda.

Lá, o vendedor iria te abordar cordialmente, perguntando “Posso te ajudar?” Entenderia o seu problema, e ofereceria a solução.
Seu próprio produto ou serviço!

Hoje, as pessoas compram de maneira diferente, utilizam a internet como principal ferramenta para tomada de decisão. Comparam e coletam informações em buscadores online, redes sociais e blogs.

É comum o consumidor chegar na loja em busca do produto específico para solucionar o seu problema, conhecendo as especificações do produto de forma detalhada.

Quem nunca viveu a situação de saber mais sobre um modelo de celular do que o próprio vendedor da loja? Acontece muito, viva a informação!

Diferente do B2C (business to consumer), no ambiente B2B (business to business), o comprador sempre teve o conhecimento avançado sobre o produto comparado. 

Então aspectos como visibilidade e relacionamento que a empresa tem com o comprador, serão fundamentais para fechar negócios. 
Existe um importante relacionamento no ambiente B2B, entre vendedor e comprador.

Para que uma empresa tenha visibilidade e uma boa relação com seu cliente na internet, obrigatoriamente ela precisa ser encontrada.

Você precisa produzir conteúdo! Este conteúdo precisa ser relevante para o seu público e ser encontrado pelo seu público-alvo. Com uma boa estratégia de marketing digital você certamente alcançará a visibilidade desejada.

As informações e opiniões veiculadas nesse artigo são de responsabilidade exclusiva do autor e não representam a opinião do Grupo CIMM.
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Vinícius Castro

Analista de Marketing Digital na Softplan — Consultor de marketing digital — Analista de marketing por mais de 3 anos no Grupo CIMM e full-stack marketer para startups. Atualmente foco meus estudos e conhecimentos em growth marketing. Certificado de inbound marketing e email marketing pela HubSpot e Fundamentos de Adwords, Google Adwords Shopping e Publicidade Mobile pelo Google.


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