Medium_avatar-vini2
Vinícius    |   22/09/2017   |   Marketing

Google Analytics: Um guia básico para empresas do setor industrial (Parte 4)

Conheça os principais relatórios do Google Analytics e como utiliza-los.

Desde o primeiro artigo publicado sobre Google Analytics, nesta coluna, passaram-se  quatro semanas, tempo suficiente para a sua página coletar um volume mínimo de dados sobre seus visitantes. 

Neste artigo te convido a conhecer os relatórios básicos do Google Analytics.

Como visualizar dados no Google Analytics

Sempre que você entrar na página do Google Analytics, e se conectar com o seu email e senha, você será direcionado para a página inicial. 

Esta página é um relatório padrão criado pela própria ferramenta. Você pode criar novos relatórios clicando no item “Personalização”. 
No relatório criado pelo Google Analytics consta as seguintes informações:

  • Quantidade de usuários acessando no momento seu site;
  • Como você atraiu os usuários;
  • Quais páginas seus usuários visitaram;
  • Quais são as tendências dos seus usuários ativos ao longo do tempo;
  • Horário que os usuários visitam seu site; 
  • Qual a localização dos seus usuários; 
  • Quais são os dispositivos que geram os melhores resultados;
  • Qual é o seu desempenho na retenção de usuários.
     

google-analytics-pagina-incial


Caso tenha mais de um site no Google Analytics, você será direcionado para a página de contas, onde tem a lista de sites que você administra. Escolha o site que você deseja ver os dados, em seguida você será direcionado à página inicial do Google Analytics.

pagina-contas-google-analytics

Relatório em tempo real

Para acessar os relatórios do Google Analytics, você pode se orientar pelo menu lateral direito, vamos começar pelo relatório de tempo real. 

Trata-se dos dados ao vivo relacionados as suas páginas.

Visão geral
Com este relatório você consegue identificar a quantidade de visitantes em tempo real que estão visitando seu site. No item “Principais páginas ativas” você tem uma visão geral de quais páginas estão sendo mais acessadas naquele momento. 

Além disso, em “Principais Referências” identifique de onde estes usuários chegaram, e no item “Principais Localizações”, você pode identificar em qual estado ou cidade os visitantes estão acessando seu site.

Por exemplo, imagine que você esta executando uma campanha de um dia, com este recurso você pode identificar quais são os visitantes referente a sua campanha, além disso, se a localização deles condizem com os seus objetivos.

tempo-real-visao-geral-google-analytics


Continua depois da publicidade


Além da visão geral, o relatório em tempo real é composto por mais 5 seções:

Locais
Nesta seção você tem uma visão geográfica dos seus visitantes. Quais os estados e cidades que eles acessaram seu site, nos últimos 30 minutos.

Origens de tráfego
Use este relatório para saber a quantidade e porcentagem de usuários que atualmente estão acessando seu site, separados por mídias e origens. Por exemplo: 

Mídia = Orgânico;
Origem = Google, Bing, Yahoo, Ask.

Conteúdo
Com esta seção você consegue ver quais os conteúdos (páginas) do seu site, são mais populares no momento. Além de ver a porcentagem de visitantes que acessam em tempo real pelo computador ou celular.

Eventos
Trata-se de um relatório para acompanhar os disparos de eventos em tempo real. A tabela mostra as 20 principais categorias de eventos, qual a ação e quantos usuários disparam este evento nos últimos 30 minutos.

Exemplos de eventos: Um clique em um determinado botão no site, ou então, identificar quantas vezes o visitante assistiu um vídeo no seu site, cada visualização no vídeo, um evento.

Conversões
Na terceira parte desta série de artigos, aprendemos a criar metas no Google Analytics. Neste relatório você pode acompanhar as principais metas que os usuários ativos completaram em seu site. Para ver as metas alcançadas nos últimos 30 minutos, clique em “Metas alcançadas (últimos 30 minutos)”.

Informações sobre relatórios padrão

Período
Para acessar os dados de um relatório por período no Google Analytics, você deve ir até o canto superior direto da tela e clicar no campo “Data”, definir os intervalos e clicar no botão “Aplicar”. Além disso, você também pode selecionar o item “Comparar com”, para comparar períodos anteriores.
 

periodo-google-analytics

Tempo
Para definir se os dados serão agrupados em horas, dias, semanas ou meses, clique nos botões de sua escolha logo acima do seu gráfico.

tempo-google-analytics

OBS: Estas duas funções (período e horário) não se aplicam ao relatório de tempo real, por motivos óbvios, são informações ao vivo, ou dados ocorridos no máximo a 30 minutos atrás.

Público

Visão Geral
Trata-se de um relatório que vai informar características sobre seus visitantes. Por exemplo: Visitantes novos e visitantes que retornaram ao seu site, informações demográficas, sistema (navegador, sistema operacional, provedor de serviços), celular e idioma. 

Os dados estão condicionados ao período que você definir, para serem exibidos em seu relatório, como vimos no tópico anterior (período).

Usuários ativos
Basicamente com este relatório você pode ver como está o seu engajamento. Quais são os números de visitantes únicos que tiveram, pelo menos, uma sessão no período. 

Os períodos disponibilizados atualmente são:

Usuários ativos por um dia;
Usuários ativos por sete dias;
Usuários ativos por 14 dias;
Usuários ativos por 30 dias.

Verifique se os resultados estão de acordo com suas expectativas de visitantes únicos em seu site. Se estiverem abaixo do esperado, avalie seus esforços de marketing. 

Por exemplo, se no primeiro dia você tem um número alto de usuários ativos e ao longo do período ele diminui, você pode estar direcionando sua campanha de marketing para o público errado.

usuarios-ativos-google-analytics


Valor da vida útil
No momento que estou escrevendo este artigo, o recurso “Valor da vida útil” está na versão beta, então devemos ter cuidado em tomar decisões baseadas neste relatório, enquanto estiver em teste. 

Não vamos nos aprofundar neste recurso, pois se trata de algo avançado.
 
Valor da vida útil também conhecido como Life Time Value é uma métrica de marketing e vendas que busca estimar o potencial de receita e lucros futuros com um potencial cliente. 

Veja um exemplo básico do cálculo:

Seu cliente costuma gastar R$200,00 por mês, e geralmente utiliza o seu produto por 10 meses, seu LVT é R$2.000,00.

LTV = Valor ticket médio x Tempo de retenção de clientes

Valor da vida útil - Google Analytics
Fonte: https://metricasboss.com.br/life-time-value-no-google-analytics.html


Análise de coorte
O coorte também é um recurso avançado e em versão beta, então tome o mesmo cuidado que o item anterior, em tomar decisões baseadas em recursos betas

Análise de coorte, ou também chamado de Cohort, analisa o comportamento e desempenho  de grupos de usuários com base em atributos comuns. 

Por exemplo, organize seus usuários em grupos com base na data de aquisição, e analise o comportamento desses grupos utilizando métricas como: Retenção de usuário ou receita por usuário.
 

Analise de coorte ou Cohort - Google Analytics

User Explorer
O recurso serve para analisar de forma individual as atividades de um usuário. Os relatórios no Google Analytics normalmente são dados agregados, este recurso é diferente, pode ser útil para analisar o comportamento de usuário com alto valor, por exemplo, identificar em qual etapa o usuário teve um problema em gerar pedidos de compra.

User Explorer - Google Analytics


Informações demográficas
Trata-se de um relatório simples, fornecem informações sobre a idade e o sexo dos usuários. Com estas informações você pode identificar se a comunicação das suas campanhas estão alinhadas com o seu público. 

Além disso, você também pode analisar se o público que você atrai está de acordo com o seu produto ou serviço.
 

Informações demográficas - Google Analytics

Interesse
O recurso “interesse”, assim como o demográfico, tem como principal objetivo entender melhor o seu público. Antes de você trabalhar com dados de interesse e informações demográficos é necessário seguir os seguintes passos:

Ativar os recursos de relatórios de publicidade para a sua propriedade;
Ativar os relatórios de interesses e informações demográficas para a vista.

Interesse - Google Analytics

Geográfico
O recurso geográfico mostra o idioma e local dos seus visitantes. Estas duas informações podem trazer ótimos insights, em diversos casos passam desapercebido por muitos profissionais. 

Por exemplo, você está avaliando a possibilidade de ampliar a sua campanha de Google Adwords para outros países. Atualmente suas páginas têm conteúdos apenas em português (e sua empresa é nacional), seu público principal, obviamente é o brasileiro. 

Quando você abre o relatório geográfico, a primeira impressão é a óbvia, as principais visitas depois do Brasil, são países que o idioma é o Português. 

Não desista deste relatório, você pode encontrar boas oportunidades e talvez não seja o óbvio, investir em Portugal, apenas porque tem um volume de acesso considerável.

Sugiro que você identifique quais destes países geram alto volume de conversão. Neste caso, Portugal pode ter um volume muito alto de visitantes, porém, outros países, como, por exemplo, Angola tem uma quantidade de visitantes menores, mas com uma taxa de conversão muito melhor. 

Refinando ainda mais sua analise, você percebeu que a Angola tem uma taxa de conversão boa, porém, no Uruguai, tem um tráfego um pouco menor, que em Portugal e Angola, mas com uma taxa de conversão e retenção altíssima.

Talvez o Uruguai seja uma oportunidade a ser investigada.  Já pensou quantas novas conversões você teria, se estivesse personalizando melhor sua campanha ou produzindo conteúdo em espanhol?

Geográfico - Google Analytics

Comportamento
A seção comportamento tem três itens: novos x recorrentes, engajamentos, frequência e tempo para retorno. Com estes relatórios você consegue identificar quanto tempo um visitante passa em suas páginas e qual é a porcentagem de pessoas que voltam ao seu site.

Comportamento - Google Analytics

Tecnologia
O relatório de tecnologia pode ser uma boa ferramenta para você compreender quais tecnologias seus usuários utilizam. Desta forma, você pode planejar novas implementações e correções de possíveis problemas. 

Por exemplo, seu site não está funcionando muito bem em um determinado navegador. Seus visitantes utilizam este navegador que atualmente prejudica a navegação do usuário? Com base neste relatório você pode priorizar esta tarefa.

Tecnologia - Google Analytics

Dispositivos móveis
Assim como a seção tecnologia, o relatório de dispositivos móveis te mostra informações sobre quais são as categorias de dispositivo (desktop, mobile, tablet), os seus visitantes utilizam.

Dispositivos móveis - Google Analytics

Além das categorias, você também consegue identificar quais os principais modelos de dispositivos móveis acessam o seu site.
 

Dispositivos móveis - Google Analytics

Comparativo de mercado
O comparativo de mercado é um recurso muito interessante para você identificar tendências de mercado e se basear nas médias da sua indústria para definir metas realistas. Além disso, este relatório te fornece uma ótima ideia do seu desempenho comparado aos seus concorrentes.

Não esqueça de configurar qual é a sua indústria, região e tamanho por sessões diárias para fazer a comparação.

Atualmente você pode comparar os seguintes itens:

  • Canais
  • Local
  • Dispositivos

Comparativo de mercado - Google Analytics

Fluxo de usuário
O fluxo de usuário é um recurso útil para analisar quais são os comportamentos dos seus visitantes. Trata-se de uma representação gráfica dos caminhos que os seus usuários passaram no seu site, desde a origem até a saída.

Fluxo de usuário - Google Analytics


Continua…
Obrigado pela leitura! Sexta-feira tem a quinta parte deste artigo!

O conteúdo e a opinião expressa neste artigo não representam a opinião do Grupo CIMM e são de responsabilidade do autor.
Avatar-vini2

Vinícius

Analista de Marketing Digital na Softplan — Consultor de marketing digital — Analista de marketing por mais de 3 anos no Grupo CIMM e full-stack marketer para startups. Atualmente foco meus estudos e conhecimentos em growth marketing. Certificado de inbound marketing e email marketing pela HubSpot e Fundamentos de Adwords, Google Adwords Shopping e Publicidade Mobile pelo Google.


Mais artigos de Vinícius