Gestão de requisitos
Senhores,
Segundo o PMBOK, a atividade de gerenciamento de projetos normalmente inclui os seguintes tópicos:
• Identificação de requisitos
• Abordagem das diferentes necessidades, preocupações e expectativas das partes interessadas no planejamento e execução do projeto;
• Estabelecimento, manutenção e execução de comunicações ativas, eficazes e colaborativas entre as partes interessadas;
• Gerenciamento das partes interessadas (stakeholders) visando o atendimento aos requisitos do projeto e a criação de suas entregas;
• Equilíbrio das restrições conflitantes do projeto que incluem, mas não se limitam, a:
o Escopo;
o Qualidade;
o Cronograma;
o Orçamento;
o Recursos; e
o Riscos.
Como visto, o gestor do projeto tem que alinhar os requisitos antes de montar um cronograma. Com isso serão alinhados os seguintes itens:
• Questões legais;
• Itens de funcionamento dependente de escolhas técnicas;
• Características limitadoras para fabricação; e
• Outros.
Como pode ser visto em materiais de referência, tem-se definido que todo o projeto se inicia pela reunião dos requisitos de projeto, tomem com referência a linha do tempo abaixo.
Definições do PMBOK
Segundo referências, antes de iniciarmos o projeto, é necessário todo o entendimento com as necessidades e expectativas do cliente, pois o que ele está solicitando pode ou não resolver o problema que o levou a solicitar o projeto.
Para isso existem uma série de métodos para se montar o documento final com a matriz de requerimentos com as necessidades do cliente e como entregar algo palpável que possa ser analisado como a entrega dos requisitos para a equipe de desenvolvimento. Abaixo segue um diagrama estruturado com as possibilidades para a ferramenta.
Continua depois da publicidade |
A saída com a matriz de requisitos evita uma série de problemas na saída do projeto, como ao acharmos que solicitamos um serviço e recebemos outro
O PMBOK faz a seguinte classificação de requerimentos:
• Requisitos das partes interessadas, incluindo:
o Impactos em outras áreas organizacionais;
o Impactos em outras entidades internas ou externas à organização; e
o Requisitos de comunicação com as partes interessadas e de relatórios
• Requisitos de solução, incluindo
o Requisitos funcionais e não funcionais;
o Requisitos tecnológicos e de conformidade com padrões;
o Requisitos de suporte e treinamento;
o Requisitos de qualidade; e
o Requisitos de relatos, etc. (os requisitos de solução podem ser documentados textualmente em modelos, ou ambos).
• Requisitos de projetos, tais como:
o Níveis de serviço, desempenho, segurança, conformidade, etc.; e
o Critérios de aceitação
• Premissas, dependências e restrições dos requisitos
Por final, com todos os requisitos, teremos como montar uma matriz com todos os itens definidos para guardar e documentar junto ao projeto, conforme imagem abaixo:
Ferramenta PLM
Os sistemas PLM possuem soluções para a gestão de requerimentos onde eles são:
• Definidos individualmente;
• Associados a especificações;
• Associados a documentos; e
• Posteriormente associados a configurações de produtos.
Abaixo pode ser visualizada que há um índice completo de todas as especificações:
Todos os requerimentos são listados de forma contínua sem estarem identificados a projetos.
Também poderá ser associada a visualização de requerimentos conforme várias situações como prioridade ou dificuldade de execução, conforme o filtro demonstrado abaixo:
Ao acessarmos uma especificação poderemos ver detalhadamente todos os itens que estão associados a ela. A imagem abaixo demonstra um requerimento de produto onde é demonstrada toda a descrição do mesmo com imagens capturadas de documentos de referência instantaneamente.
Ao se acessar um produto, tem-se acesso a todos os requerimentos que ele necessita atender, com isso os projetistas mecânicos não necessitam sair a procura de arquivos, uma vez que a ferramenta PLM é capaz de agrupar tudo como um banco de dados e associar aos arquivos.
Conclusão
Com este artigo abordamos como o PMBOK demonstra os tipos de requerimentos, suas classificações e como uma plataforma PLM gerencia os mesmos junto aos projetos.
Técnico de aplicações da SKA Automação de Engenharias desde setembro de 2004. Trabalhou com diversas Soluções Autodesk, SolidWorks. Nos últimos anos o trabalho tem sido focado na melhoria da comunicação das engenharias com os seus clientes dentro das corporações como a fábrica, administrativo e outros setores.
Mais artigos de Guilherme Alfredo Kastner
- 11/12 O que as fazendas verticais nos mostram em relação a manufatura aditiva?
- 05/10 8 justificativas técnicas para o processo de gestão de mudanças
- 07/09 Ensino de engenharias e novas demandas de 2020
- 03/08 Os 3 sistemas essenciais para manter uma fábrica em operação
- 01/07 Suporte a projetos de instalações
-
CATIA e/ou Solid Works
11/09/2008 por CIMM - Centro de Informação Metal Mecânica
-
Cycle93 no Sinumerik840d para torno
por Dimas Fernandes Silva
-
Software CAM
21/07/2020 por Pierre
-
Migração para CAD
26/02/2020 por CIMM - Centro de Informação Metal Mecânica
-
Tutorial de modelação: Bomba de Lóbulos - Lóbulo e Tampa
por Mário Luiz Secco