Gestão de projetos
Senhores,
Uma das coisas que vem se popularizando no mercado é a gestão de projetos e as ferramentas que a suportam. Quero falar de dois métodos nesse texto: PMBOK e Ferramentas PLM.
Definição de projetos
Um dos principais itens que tem de ser avaliado é a definição principal desse termo. Segundo o dicionário Aurélio
Significado de Projeto é:
1 - O que planejamos fazer.
2 - Desígnio, tenção, plano, empresa, cometimento.
3 - Primeira redação de uma lei, estatutos, etc.
4 - Plano gráfico e descritivo.
5 - Estender-se, prolongar-se.
6 - O que planeamos fazer.
7 - Desígnio, tenção, plano, empresa, cometimento.
8 - Primeira redação de uma lei, estatutos, etc.
9 - Plano gráfico e descritivo.
10 - Projeto de Lei: Texto legal que é apresentado a um órgão legislativo com objetivo de se tornar uma lei.
Para empresas isso não fica bem claro, entretanto poderemos pegar um apoio no PMBOK. Projeto é um empreendimento temporário com o objetivo de criar um produto ou serviço único com os seguintes requerimentos:
• Executado por pessoas
• Restringidos por recursos limitados
• Planejados, executados e controlados
A palavra “temporário” tem por objetivo garantir que todo projeto tem início, meio e fim claramente definidos. Se estamos associados a tarefas, pessoas e tempos, um cronograma se torna fundamental para esse tipo de solução. Com base nele teremos como realizar essas etapas:
• Detalhar as etapas de projeto
• Interligar as etapas e as interdependências entre elas
• Analisar os prazos relacionados e os status das ações
Segundo o PMBOK, todo cronograma poderá ter muitos tipos de saída, como detalhado abaixo:
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Baseado nestes tópicos, estamos com os principais embasamentos teóricos para a gestão de projetos.
Ferramentas PLM
Quando se fala em PLM, poderemos ver todos os recursos do PMBOK em prática. Em primeiro lugar se pode analisar a lista de projetos disponível na plataforma, conforme a imagem abaixo
Também é disponibilizada a associação com os entregáveis que cada fase do cronograma deverá entregar. Nesse caso, poderemos estar falando de um arquivo de projeto, manual de instrução, item projetado ou imagens. Também pode-se definir o que vai ser executado ao final de cada etapa como a execução de reuniões.
Se a lista de tarefas não deixa clara a interdependência entre tarefas, com isso a ferramenta também nos disponibiliza na visualização do projeto o gráfico em barras. Ele dá ao usuário a clara relação entre o início e o fim das tarefas.
Contudo, uma plataforma PLM dá aos usuários características de gestão superiores a simples sistemas de criação de cronogramas. Vejam:
Uma vez que as tarefas e responsáveis estão alocados, pode-se ver os seguintes itens como gráfico com listas de tarefas restantes por semana ou status do projeto.
Técnico de aplicações da SKA Automação de Engenharias desde setembro de 2004. Trabalhou com diversas Soluções Autodesk, SolidWorks. Nos últimos anos o trabalho tem sido focado na melhoria da comunicação das engenharias com os seus clientes dentro das corporações como a fábrica, administrativo e outros setores.
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