Definição - O que é Mancais

Elementos de máquinas que servem de apoios fixos aos elementos dotados de movimentos giratórios (eixos). O mancal é composto de uma estrutura geralmente de ferro fundido e bipartida (base tampa), que encerra o casquilho, no interior do qual gira o eixo.
A maioria das máquinas e equipamentos possuem mancais. É sua função posicionar um elemento de máquina que gira em relação a outro. Em outras palavras, os mancais são componentes de máquinas destinados a assegurar movimentação rotativa entre duas superfícies, com baixo nível de atrito. São conjuntos destinados a suportar as solicitações de pesoe rotação de eixos e árvores. Tipos de mancais:

  • Mancais deslizantes: são todos os mancais cujo trabalho se baseia no deslizamento dos elementos envolvidos;
  • Mancais de rolamento: são todos os mancais cujo trabalho se baseia no rolamento dos elementos envolvidos (mais utilizados nas indústrias mecânicas).
  • Independente das carasterísticas do mancal (se é deslizante ou de rolamento), é extremamente importante conhecer na transmissão qual deve ser o mancal fixo e qual deve ser o mancal móvel.
    Os mancais devem ser montados dentro de um alinhamento preciso, para não trabalhar em um regime forçado e, conseqüentemente, não causar danos ao equipamento.






    Ou navegue por letra:



    Fórum

    Tire suas dúvidas e ajude outras pessoas no CIMM:

    Faça uma pergunta

    Novidades do DraftSight

    O DraftSight®, software para desenho 2D e projeto 3D, trouxe novos recursos e melhorias!