Gerenciamento de Ferramentas - Estudos de caso em empresas do setor metal-mecânico brasileiro

por: Adir Zonta Junior

Icon_pdf Visualizar arquivo PDF Enviar e-mail para o autor



Orientadores: Lourival Boehs/ Pablo R. A. de Castro

Páginas: 133

Idioma: Portugues

Notas:





Resumo

O termo Gerenciamento de Ferramentas começou a ser utilizado no início da década de 80 com o objetivo de proporcionar um maior controle e racionalização das ferramentas de corte no chão-de-fábrica das indústrias metal-mecânica.

O ganho de produtividade e economia obtidas por um correto Gerenciamento de Ferramentas, permite às empresas realizarem um controle eficiente de informações e conseqüentemente se tornarem mais competitivas. No Brasil, é notável o crescente interesse pela indústria sobre o tema, porém é notável também a necessidade de esclarecer melhor ao setor as estratégias, os pré-requisitos e quais etapas necessárias para um Gerenciamento de Ferramentas efetivo que possa trazer os devidos resultados para a indústria.

Este trabalho teve como objetivo geral a obtenção da percepção que as empresas constituintes da amostra têm sobre o tema, indicando os métodos e recursos mais utilizados no que se refere ao Gerenciamento de Ferramentas, além dos problemas enfrentados pelas mesmas.

Através da aplicação do método de pesquisa de estudo de caso em onze empresas do setor metal mecânico, foi possível observar uma tendência maior a aplicação de questões de cunho logístico do Gerenciamento de Ferramentas, onde as outras questões, como o planejamento técnico e o estratégico são colocados em segundo plano para a maioria das empresas.

Como conseqüência, foi possível identificar problemas graves que envolvem as questões técnicas e estratégicas do Gerenciamento de Ferramentas, tornando esta filosofia subutilizada para maioria das empresas pesquisadas, ocasionando uma perda de competitividade nestas empresas.


Palavra chave

Icon_pdf Visualizar arquivo PDF Enviar e-mail para o autor



Comentários ()



Veja outros trabalhos acadêmicos

Outros conteúdos

Fórum

Tire suas dúvidas e ajude outras pessoas no CIMM:

Faça uma pergunta