O ensino de engenharia mecânica utilizando multimídia: a experiência da ufsc

por: MARQUES, Elizabeth R. C., BOEHS, Lourival

Icon_pdf Visualizar arquivo PDF Enviar e-mail para o autor



Páginas: 6

Idioma: Portugues




Resumo

O trabalho descreve a experiência da elaboração de material didático em formato multimídia (iniciado através de projeto RHAE em outubro de 2000), e tem por objetivo destacar a importância deste instrumento de ensino, tanto para estudantes de engenharia como para profissionais atuando no mercado de trabalho. A experiência do magistério tem demonstrado que a qualidade do raciocínio abstrato é uma característica comum entre os estudantes e profissionais de engenharia. Entretanto a perfeita compreensão de certos fenômenos ou de mecanismos de funcionamento de dispositivos complexos exige uma visualização concreta. A visualização nem sempre é passível de concretização, ou seja, nem todos os fenômenos podem ser “vistos” em laboratório. Surge daí a importância da criação de modelos visuais explicativos. Neste ponto entra a ferramenta de multimídia, que permite substituir a palavra pela imagem. Na experiência da UFSC estão envolvidos professores e estudantes, procurando dosar convenientemente conteúdos de texto e imagem. Pretende-se com isto obter o domínio desta metodologia, e ao mesmo tempo disponibilizar os conteúdos gerados, que abordam as áreas de materiais e processos de fabricação.

 


Palavra chave

Icon_pdf Visualizar arquivo PDF Enviar e-mail para o autor




Comentários



Veja outros trabalhos acadêmicos

Outros conteúdos

Fórum

Tire suas dúvidas e ajude outras pessoas no CIMM:

Faça uma pergunta