Construção e operação de um marcador de posição da taxa de óleo combustível em função do ar de combustão numa caldeira de vapor saturado

por Henrique Aparecido Teixeira de Paulo

Icon_pdf Visualizar arquivo PDF Enviar e-mail para o autor


Orientadores: Orientador: Prof. Dr. Aldo Ramos Santos e Coorientação do Prof. Dr. Deovaldo de Moraes Júnior

Ano: 2015 / 2015 / 2015

Instituição de ensino: Universidade Santa Cecília

Páginas: 74

Idioma: Portugues




Resumo

O trabalho objetivou construir e operar um DMPTOC, (dispositivo marcador de
posição da taxa de óleo combustível em função do ar de combustão) de uma caldeira
de vapor saturado. O DMPTOC contribuiu para o aumento da eficiência global de uma
caldeira fogo tubular (88% ± 2%). Primeiramente buscou-se reduzir os fatores não
ligados à taxa de óleo combustível em função do ar de combustão que impactam
diretamente nos resultados da eficiência da caldeira. Como exemplo pode-se citar o
aquecimento da água de alimentação da caldeira, que foi melhorado com o aumento
de retorno de condensado com reparos no isolamento térmico, vazamento em
válvulas, tubos, purgadores e outras fontes de perda de energia. Após o reparo em
toda instalação e na caldeira, foi instalado o DMPTOC em função da dificuldade de
ajustar os parafusos do disco de comando com a caldeira em pleno funcionamento
uma vez que o disco mudava de posição durante a modulação (regulagem) de chama.
O DMPTOC trouxe o benefício de marcar as posições em ajustamento durante
interrupções, que existem no processo normal da caldeira em operação, não perdendo
as posições já ajustadas. Garantiu-se chegar na última posição do ajuste em
andamento e, ao mesmo tempo, poder registrar os dados de cada posição de taxa de
óleo combustível em função do ar de combustão. A caldeira alcançou os parâmetros
recomendados pelo fabricante, tais como de taxas de O2 entre 3% a 5%, CO2 entre
12,5% a 14,0% e %EA (excesso de ar) entre 15% a 30%, bem como resultados de
performance global de rendimento, pois nos meses seguintes, consumiu-se menos
óleo combustível para produzir a mesma quantidade de vapor, ou seja houve uma
economia de 10%.


Palavras chave

Icon_pdf Visualizar arquivo PDF Enviar e-mail para o autor



Comentários ()



Veja outros trabalhos acadêmicos

Fórum

Tire suas dúvidas e ajude outras pessoas no CIMM:

Faça uma pergunta