Balanceamento Dinâmico de Precisão em Campo

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Condição: Novo
Publicado em: 05/11/2015

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CT VIBRAÇÕES

Itajubá / MG

Descrição

Desbalanceamento é uma das muitas causas de vibração em máquinas rotativas, que é bem conhecida dos motoristas de carro: quando você tem seus pneus do carro trocados, é costume fazer o balanceamento das rodas. Se esta operação não é executada, uma “agitação” muito desagradável é sentida tão logo se alcance uma velocidade alta. Este resultado do desbalanceamento significa uma distribuição não uniforme dos elementos de massa ao redor do eixo de rotação.
Quando o disco não está desbalanceado, seu centro de gravidade coincide perfeitamente com o eixo de rotação. Se um peso é adicionado na periferia, um efeito de desigualdade é inserido no sistema, que resulta em uma modificação da localização do centro de gravidade.

Muitos tipos de anomalias podem gerar um desbalanceamento:

- Montagem ou projeto errôneo;
- Tolerância excessiva nas dimensões (excentricidade, etc);
- Partes montadas assimetricamente;
- Velocidade de rotação próximo à freqüência de ressonância;
- Defeito do material;
- Homogeneidade pobre no material usado (cavidades ou desprendimento de material em trincas, incrustações…);
- Corrosão ou desgaste;
- Mancais ou acoplamentos excêntricos;
- Distorções e deformações permanentes devido à esforços térmicos;
- Desgaste irregular do rotor vai resultar em desbalanceamento;
- Acumulação de partículas.

Os efeitos de desbalanceamento são:

- Redução da vida de equipamentos e componentes
- Aumento do consumo de energia
- Risco e queda do desempenho, produtividade e qualidade
- Geração de ruído e desconforto humano
- Custos indiretos, devido à transmissão dos esforços
- Riscos de acidentes devido à quebras repentinas

Mas todos esses defeitos resultam no deslocamento do centro de gravidade G, e no caso de um disco, a soma de um único peso será o suficiente para trazer o centro de gravidade de volta, coincidindo novamente com o centro de rotação. Isto significa que somando um peso único permite o balanceamento de um rotor em um plano (exemplo: disco, ventilador).

No caso em que o rotor tem um comprimento significativo, vários tipos de desbalanceamento podem ocorrer e geralmente dois pesos são requeridos para completar o procedimento de balanceamento.
Num primeiro passo, uma nova noção deve ser introduzida aqui:

- Um sólido tende a girar mais facilmente ao redor do eixo que conta unicamente com a distribuição de seus fatores de peso. Este eixo é chamado o eixo de inércia principal. Ele roda através do centro de gravidade.

- Um rotor é balanceado quando seu eixo de rotação coincide com seu eixo de inércia principal. Qualquer desbalanceamento adicional mudará a distribuição de massa e assim modificará a localização do eixo de inércia principal.

Caso em que é difícil a execução do Balanceamento

Muitas situações podem dificultar um balanceamento:

a) Se a rotação da máquina for próxima à freqüência de ressonância onde as medições resultantes são muito sensíveis a variações da rotação.

b) Se existir massas que podem se mover ao longo do rotor: líquidos ou partículas que se localizam aleatoriamente dentro do rotor.

c) Se a máquina é submetida a outras vibrações que não as suas próprias. Faça uma medição com a máquina desligada para verificar a procedência desta fonte de vibração.

d) Se houver folgas excessivas nos mancais, é certo que a resposta em vibração não será linear, dificultando o procedimento de balanceamento.

Com nossos aparelhos, conseguimos executar o Balanceamento Dinâmico com precisão no local da máquina em operação, não sendo necessário desmontar o Rotor para levar até uma balanceadora de bancada, diminuindo assim custos e tempo de Manutenção.



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