Vagas efetivas e de estágio no Laboratório Nacional de Nanotecnologia

Vagas efetivas e de estágio no Laboratório Nacional de Nanotecnologia

 

Gerido pelo Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), o Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano) está com uma vaga para estagiário(a) em Mecânica, Mecatrônica ou Eletrônica e três efetivas: duas para Pesquisador e uma para Especialista em Polímeros. Os currículos devem ser enviados até 05 de fevereiro.
 
Os interessados  nas oportunidades abaixo devem enviar currículo para [email protected]
 
Importante: currículos sem identificação da vaga no campo assunto serão automaticamente desconsiderados do processo seletivo.
 
Estagiário (a) em Mecânica, Mecatrônica ou Eletrônica
Título da vaga: LNNano -  Estágio Mecatrônica (1412 A).
 
A vaga é para atuar junto ao Laboratório de Microscopia de Tunelamento de Força Atômica (MTA) do LNNano. O estagiário deverá dar suporte aos técnicos e pesquisadores no grupo, aprendendo a realizar montagens diversas em automação de experimentos científicos.
 
O candidato deve estar em curso técnico em Mecânica, Mecatrônica ou Eletrônica. É desejável que tenha conhecimento do software Labview, hardwares de computadores e do pacote Office, além de inglês intermediário.
 
Pesquisador
Título da vaga: LNNano -  Pesquisador (1612) 
 
A vaga é para junto ao Laboratório de Materiais Nanoestruturados, do LNNano, com exame de cinzas e bagaço por microscopia eletrônica e de força atômica, fracionamento e análise destes materiais, em laboratório químico.
 
Para isso, é necessário que o profissional tenha formação em Química ou Engenharia Química, com pós-doutorado completo na área, assim como inglês fluente. 
 
Desejável ter experiência em montagem, preparação, execução e relatoria de projetos fomentados por agências ou empresas, em microscopia eletrônica, de força atômica e em laboratório químico. É necessário ter conhecimentos em microscopias eletrônica e de sondas, química de pós e partículas e química de biopolímeros.
 
Conhecimentos em informática: Pacote Office nível intermediário, Origin e Matlab.
 
Pesquisador 
Título da vaga: LNNano -  Pesquisador (1712).
A oportunidade é para atuar junto ao Laboratório de Microscopia Eletrônica do LNNano. Para isso, é fundamental que o profissional tenha experiência em Microscopia Eletrônica de Transmissão e experiência em Microscopia Eletrônica de Transmissão em Varredura (STEM) a/ou Espectroscopia por Perda de Energia de Elétrons (EELS).
 
O colaborador deverá apresentar um projeto de pesquisa científico e também contribuir para manter e melhorar continuamente essa facilidade que é equipada com 3 Microscópios Eletrônicos de Transmissão e 4 Microscópios eletrônicos de Varredura. Especial atenção será dada ao microscópio de transmissão com canhão de emissão por efeito de campo (TEM-FEG) equipado com STEM e EELS. O pesquisador também se envolverá com o treinamento de usuários, a avaliação e execução de propostas de usuários. Disponibilidade para colaborar cientificamente com os eles também é desejada.
 
Para concorrer a esta oportunidade, o candidato deve ter formação em Física ou Química, com doutorado completo na área. Precisa, também, ter conhecimentos do Pacote Office e de softwares de programação, além de inglês fluente.
 
Especialista em Polímeros
Título da vaga: LNNano -  Especialista em Polímeros (1912). 
 
A vaga é para atuar junto ao Laboratório de Materiais Nanoestruturados e o funcionário vai apoiar as atividades relacionadas à pesquisa e ao desenvolvimento de projetos de inovação realizados em parceria com empresas e que também tenham potencial de avanço científico.
 
O candidato deve ter formação em Química, Engenharia Química ou de Materiais, com doutorado completo na área. É imprescindível ter experiência em montagem, preparação, execução e relatoria de projetos fomentados por agências ou empresas. Entre os requisitos estão conhecimentos em informática: Pacote Office e alguma ferramenta para análise de dados e domínio de softwares de uso comum em gestão e pesquisa científica ou tecnológica.
 
É desejável que o candidato tenha experiência em operações de síntese, fabricação em escalas de laboratório e piloto, processamento e caracterização de materiais poliméricos. 
 
A vaga exige fluência em inglês.