Setor de máquinas para construção tem queda de quase 20% em 2012

Para este ano, a estimativa é de alta de 11,8% no volume de vendas, alcançando 76 mil unidades comercializadas

As vendas de equipamentos para construção no Brasil, termômetro da atividade econômica, registraram queda no ano passado, segundo a Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema).

Após comercializar 83 mil unidades em 2011, o patamar caiu para 68 mil em 2012 - retração de 18%. "Sofremos a falta de investimentos, os impactos da crise e a antecipação na compra de caminhões no ano anterior, devido à mudança que viria a ocorrer na legislação para a entrada do padrão euro 5", diz o vice-presidente da entidade, Eurimilson João Daniel.
 
Apesar da desaceleração, a frota de equipamentos conseguiu se renovar com base no crescimento das vendas dos últimos anos, de acordo com a associação. Em 2012, cerca de 455 mil equipamentos para construção tinham até dez anos de uso. Desses, 315 mil estavam com menos de cinco anos de idade, aponta levantamento da entidade. O crescimento se intensificou a partir de 2010, quando foram vendidas cerca de 71 mil unidades no setor, ante 41 mil no ano anterior.
 
"Foi um período de grandes apostas no mercado de infraestrutura. Por outro lado, em seguida, veio a crise do Dnit e as obras pararam." Para este ano, a estimativa é de alta de 11,8% no volume de vendas, alcançando 76 mil unidades comercializadas. A partir de 2014, a expectativa é que o avanço se estabilize em 8% até 2017.