Tecnologias Valeo ajudam a estacionar e desligam o motor

O sistema identifica possíveis locais de estacionamento calculando os espaço existentes

Fonte: Secco Consultoria - 11/06/07

Líder mundial em pesquisa e desenvolvimento de sistemas que contribuem para a eficiência, segurança e conforto ao dirigir, a Valeo mostra inovações tecnológicas ainda não disponíveis no mercado, mas que podem ser aplicadas aos veículos nacionais.

O sistema denominado “Park4U” constitui-se na mais avançada tecnologia lançada pela Valeo. Desenvolvido nos centros de pesquisa da empresa, realiza a operação de estacionar o veículo sem exigir esforços do motorista e seu lançamento já está confirmado para este ano nos automóveis Volkswagen Touran, Tiguan, Golf Plus e Passat, seguidos de outros modelos no futuro.

(Veja ilustração demonstrando funcionamento das tecnologias)

Comandado por tecnologia ultrassônica, o “Park4U” realiza o estacionamento do carro, onde houver espaço suficiente, de forma segura e extremamente confortável para o motorista, em apenas 15 segundos.

Em velocidade até 30 km/h e pelo acionamento do interruptor Park4U, o sistema passa a identificar possíveis locais de estacionamento calculando o espaço existente. No momento em que verificar que o espaço disponível é superior ao comprimento do veículo, o sistema informará automaticamente que é possível estacionar no espaço disponível.

Nesse instante, o motorista engatará a marcha à ré e por intermédio dos sensores ultrassônicos de assistência, o sistema começará a esterçar o volante enquanto o motorista acelerará ou freará conforme informações, por alerta sonoro. A manobra pode ser cancelada a qualquer momento e, para isso, bastará ao motorista interromper o movimento do volante de direção ou desligar o interruptor da função, entre outras ações.

Considerado o mais recente exemplo de inovação da Valeo na atividade de assistência à direção veicular, é formado por uma unidade eletrônica de controle em conjunto com 10 sensores ultrassônicos (quatro montados em cada pára-choque e um em cada lado do veículo na parte frontal) para o cálculo do espaço existente. O sistema foi desenvolvido para atuar em veículos equipados com transmissão automática ou mecânica.