Pesquisa aponta que empresário da indústria está mais otimista

Segundo a CNI, o Índice de Confiança do Empresário Industrial cresceu 1,2 ponto neste mês, atingindo 54,5 pontos

 

Segundo informações do Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI), divulgado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) hoje, 16, a confiança dos empresários da indústria voltou a crescer, após forte queda no mês de julho. O otimismo do empresário cresceu 1,2 ponto em agosto sobre o mês anterior,  atingindo 54,5 pontos. Porém, segundo o levantamento, o acréscimo não signica uma mudança na trajetória de queda do índice, que vem ocorrendo desde o início de 2010.
 
Mesmo com o aumento, o otimismo dos industriais neste mês está 1,8 ponto abaixo do registrado em agosto do ano passado. Os indicadores variam de 0 a 100. Valores acima de 50 pontos indicam condição melhor ou expectativa otimista e abaixo, falta de confiança.
 
A confiança em agosto em relação a julho subiu para os industriais de todos os portes de empresas e praticamente de todas as regiões, com exceção do Nordeste, cujo indicador ficou estável em 57,7 pontos, o mais elevado na comparação regional. Entre os segmentos industriais, houve alta para a indústria de transformação e de construção. Já o índice da indústria extrativa caiu três pontos em agosto frente a julho, registrando 54,1 pontos.
 
Dos 28 setores da indústria de transformação pesquisados, o madeireiro e o de manutenção e reparação registraram falta de confiança, com índices abaixo de 50 pontos.
 
Em relação às condições atuais da empresa e da economia, o empresariado continua pessimisita, apresentando um índice de 46 pontos em agosto. Já as expectativas dos empresários para os próximos seis meses continuam positivas. o índice teve alta de 0,7 ponto sobre julho, registrando, neste mês, 58,7 pontos.