67º Congresso ABM traz novo formato focado em tecnologia

Temas estarão voltados para novos materiais na indústria automobilística

 

O evento mais tradicional da Associação, o Congresso ABM chega a sua 67ª edição com novo formato, que traz entre as atividades painéis totalmente focados em tecnologia. Conhecido por ser importante fórum de discussões para o crescimento e desenvolvimento do setor minerometalmecânico, o evento acontecerá de 31 de julho a 03 de agosto, no Royal Tulip Rio de Janeiro (antigo Hotel Intercontinental).


Carlos Alberto Briganti, diretor-executivo para a América do Sul da Power Systems Research, estará à frente das discussões do painel ‘Contribuição de novos materiais para a competitividade da indústria automobilística’. Um grupo de renomados profissionais de empresas consistentes no mercado já confirmaram presença. 

Paulo Cardomone, diretor da IHS para América do Sul, por exemplo, a maior consultoria mundial em assuntos relacionados ao setor automobilístico, falará sobre as tendências e as novas tecnologias no que tange eficiência energética e emissões de gases, com enfoque também em inovação e materiais. Estes temas são a essência do novo Regime Automotivo 2013/2017 ‘Inovar-Auto’, definido pela medida provisória MP 563 e Decreto 7.716/2012. 

A palestra do diretor de engenharia da Fiat, João Irineu, vai mostrar o que a indústria do setor está fazendo em termos de novos materiais para atender às necessidades. “O Brasil precisa competir mais internacionalmente e, frente aos desafios que surgirão, estes especialistas trarão as novidades que já estão sendo desenvolvidas e pesquisadas”, adianta Briganti. 

A indústria do aço também terá seu representante: Milton Picinini Filho, gerente geral de operações da CSN/Porto Real (antiga Galvasud) – Unidade Industrial com Equipamentos e Centro de Serviços no Estado da Arte. “Fiat e CSN já trabalham juntas para ações que visam a inovação. Elas formarão um dueto que trará, com certeza, contribuições enriquecedoras para os participantes”, afirma Briganti. 

O evento contará, ainda com Ayrton Filleti, diretor técnico da Associação Brasileira do Alumínio (Abal). “Seguramente, o peso dos carros será um diferencial no futuro e o alumínio será uma peça-chave para isso”, comenta o coordenador. 

Carl Dieter Wuppermann, presidente da comissão da UE de acompanhamento e avaliação do programa UE-RFCS, contará o que o continente está preparando em termos de atender às exigências de eficiência e inovação, relacionado a motores, emissões, materiais e pesquisas. 

Óleo, gás e mineração
Haverá ainda um painel voltado para os setores de óleo, gás e mineração discutirá "Inovação e conteúdo nacional - Desafios e/ou oportunidades?". A coordenação das atividade fica a cargo de Carlos Cunha D. Henriques, gerente de tecnologia de materiais, equipamentos e corrosão da Petrobras, e Renato Ciminelli diretor de Desenvolvimento de Negócios no Brasil, também presidente do Geopark Quadrilátero Ferrífero e do Comitê Executivo do Polo de Excelência Mineral do Governo do Estado de Minas Gerais. 

Já estão confirmados os painelistas: João Alfredo S. Delgado, presidente IPDMAQ e diretor-executivo de tecnologia da ABIMAQ; Roberto Cruz, coordenador de desenvolvimento tecnológico da indústria nacional (Cenpes/Petrobras); Stephen Potter, diretor de planejamento integrado e desenvolvimento tecnológico.
 

Tópicos: