ArcelorMittal Skyline Steel investe em soluções metálicas para obras de infraestrutura

A ArcelorMittal Projects – Skyline Steel, braço da ArcelorMittal para área de soluções metálicas para fundações e contenções, inicia o primeiro embarque de tubos produzidos na fábrica brasileira, construída dentro das instalações da ArcelorMittal Cariacica, no Espírito Santo. A fábrica possui capacidade de produção anual de 20 mil toneladas de tubos para atender uma demanda específica do setor de infraestrutura.

O primeiro embarque do produto acaba de ser realizado para a região Norte do país. Já foram enviadas 150 toneladas de tubos de solda helicoidal que serão utilizados para a construção e a estruturação de linhas de transmissão. “Trata-se de um mercado promissor, que está em crescimento. Muitas obras de melhorias dos portos e de mobilidade urbana em plena execução confirmam esse cenário. Pretendemos atuar nesse setor e oferecer soluções econômicas, de rápida execução e de baixo impacto ambiental”, explica Roberto Morais, Gerente Geral da ArcelorMittal Skyline Steel na América Central e do Sul.

Na unidade brasileira são produzidos tubos de até 18m de comprimento, com diâmetros que variam de 61 cm a 2,2 metros e espessura de 6,3 mm a 19,05 mm. A operação da fábrica permitirá uma sinergia dentro do próprio grupo no Brasil. A unidade recebe bobinas e as transforma em tubos para venda ao mercado interno e externo. “As bobinas de aço são fornecidas pela ArcelorMittal Tubarão, localizada em Serra (ES). Também adquirimos arames de solda da Belgo Bekaert. A bobina passa por um processo de conformação mecânica e é soldada até a fabricação final”, comenta Roberto. Do ponto de vista de projetos, os tubos permitem, também, uma sinergia com outros produtos da construção civil como vergalhões e armaduras prontas, entre outras.

Os tubos têm aplicação principalmente em obras de fundação como, por exemplo, em portos, pontes, viadutos e edifícios. O principal foco de atuação da empresa é em obras de infraestrutura portuária, hidroviária, rodoviária e ferroviária. “Oferecemos ao mercado um conjunto de soluções que compreende não só os tubos para fundação como também estaca prancha e perfil metálico. Os produtos podem ser aplicados separadamente ou em conjunto em obras de contenção ou fundação, dependendo da necessidade de cada projeto”, completa Roberto.